Metodologia de análise do desempenho da usina de concentração da Samarco Mineração S.A. baseada em simulação das operações.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2003
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
Este trabalho tem por objetivo criar uma metodologia para análise do desempenho da usina de concentração de minérios de ferro da Samarco Mineração S.A., baseada na simulação das operações. A abordagem adotada se restringe à eficiência operacional dos equipamentos e etapas do processo produtivo que, a propósito, pode ser classificado como um processo industrial contínuo. Para a modelagem das operações da planta foi aplicado o software ARENA da Rockwell Software, que é um sistema de simulação a eventos discretos. Uma adaptação, visando adequar este software para aplicação em um sistema contínuo, foi necessária para viabilizar o projeto. A ferramenta criada é um sistema de simulação discreta a partir de um modelo a eventos discretos em que o processo industrial contínuo foi discretizado no tempo e modelado, utilizando variáveis estocásticas (disponibilidade dos recursos) e determinísticas (capacidade dos recursos). Com o uso desta ferramenta foi possível desenvolver um simulador específico para análises de cenários operacionais da usina. Este simulador permite que sejam avaliadas mudanças na forma de operação da usina sem necessidade de intervenção direta no sistema real, o que faz desta ferramenta uma poderosa aliada no planejamento estratégico das operações, respondendo de maneira clara perguntas do tipo “O que aconteceria, se ...?”, comuns quando se planeja alterações em sistemas produtivos.
Descrição
Palavras-chave
Engenharia de minas, Beneficiamento de minério, Engenharia mineral, Simulação, Minas - método de simulação
Citação
CARVALHO, D. D. T. de. Metodologia de análise do desempenho da usina de concentração da Samarco Mineração S.A. baseada em simulação das operações. 2003. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2003.