Análise teórica-experimental de ligações tipo “t”, “k” e “kt” com perfis metálicos tubulares.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2008
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
Neste trabalho é apresentado um estudo de ligações soldadas do tipo “T”, “K” e “KT” com “gap”, formadas por perfis tubulares estruturais de aço sem costura, com seção transversal retangular no banzo e circular no montante e diagonais. Para análise das ligações foram realizados ensaios experimentais em protótipos em escala real, além de análise numérica dos nós e ensaio para levantamento das tensões residuais no perfil retangular do banzo. Desta forma, este trabalho envolve estudo teórico a partir de prescrições de norma, estudo de sistema treliçado para determinação da geometria das ligações do tipo “T”, “K” e “KT” que foram ensaiadas no Laboratório de Estruturas “Prof. Altamiro Tibiriçá Dias” do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, além de ensaio para determinação da distribuição de tensões residuais no tubo retangular conformado a frio componente do banzo e por fim a geração, análise e calibração, a partir dos resultados obtidos nos ensaios experimentais, de modelos numéricos em elementos finitos por meio do software ANSYS, de forma que tivéssemos um modelo que representasse bem as ligações ensaiadas experimentalmente.
Descrição
Palavras-chave
Ligações metálicas, Análise numérica, Treliça, Análise experimental
Citação
MENDES, F. C. Análise teórica-experimental de ligações tipo “t”, “k” e “kt” com perfis metálicos tubulares. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2008.