Construção em aço no Vale do Aço do estado de Minas Gerais : cronologia, características e patologias.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
O Brasil hoje se coloca frente a um grande crescimento econômico e como uma das consequências tem proporcionado o crescimento da construção civil. Neste contexto, necessita-se de edificações executadas de forma mais ágil com redução e eliminação do desperdício e resíduos de obra, e na seleção de produtos adequados ao uso a que se destinam. Pressionados pela globalização e pelas exigências de mercado, as siderúrgicas procuram divulgar e estimular o crescimento da construção metálica gerada, principalmente, pela evolução tecnológica, lançando no mercado novos aços, que agregam valor à obra pelo seu desempenho funcional, como também agregam novidades a um custo proporcional a sua qualidade. Assim, a cultura da construção em aço tem vivido grandes desafios: a competitividade mundial de produtos, serviços e preços; escassez de mão de obra local devido a um novo mapa de migração em todo País; as exigências de maior qualificação das construtoras e seus colaboradores nas áreas de processo e gestão; a gradativa redução e substituição dos materiais convencionais e até mesmo artesanais utilizados; as pressões de instituições e órgãos de direito e defesa dos consumidores e do meio ambiente, entre outros. A retomada de boas perspectivas de desenvolvimento do País, sustentada pelos eventos esportivos, pelo pré-sal, pela indústria naval, reflete também no Estado de Minas Gerais, em especial na região do Vale do Aço, região que continuadamente recebe imigrantes profissionais, que encontram aqui espaço de crescimento pessoal e profissional. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo apresentar a evolução da cultura do uso do aço na região do Vale do Aço e um inventário das obras estruturadas em aço existentes, descrevendose as questões patológicas preditivas. Analisam-se alguns estudos de caso de construções locais ressaltando novas formas de projetar e construir. Nesses estudos de caso explicita-se a definição do local de implantação destas, os métodos de compatibilidade de sistemas de construção, as respectivas peculiaridades tipológicas e aceitabilidade dessas edificações. Pela grande diversidade de formas e especificações ofertadas pelo aço, o número de construções é crescente, considerando que sua utilização torna possível aliar produtividade, agilidade e baixo impacto ambiental. O uso do aço nas construções hoje é garantir sustentabilidade no presente e no futuro.
Descrição
Palavras-chave
Vale do Aço - MG - construção civil, Construções metálicas - patologias, Metal constructions - pathologies, Estruturas metálicas
Citação
ALVES, C. E. A. Construção em aço no Vale do Aço do estado de Minas Gerais : cronologia, características e patologias. 2011. 177 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.