Caracterização fisiográfica, da cobertura florestal nativa e do produtor rural do alto Rio do Peixe - Alvinópolis, MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2008
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
A gestão de recursos hídricos envolve a solução urgente de vários problemas decorrentes da expansão agrícola e urbanização desordenadas. A maior parte das bacias hidrográficas e rios nacionais apresenta sérios passivos ambientais e demanda revitalizações. O presente estudo tem como objetivo caracterizar a região hidrográfica do Alto Rio do Peixe, no município de Alvinópolis, MG, através de estudos fisiográficos, da cobertura florestal e do perfil do produtor rural na região, enfocando a relação histórica das atividades agrícolas com a conservação de recursos hídricos. As discussões foram feitas no sentido de propor diretrizes e propostas de gerenciamento de recursos hídricos sob a ótica da conservação ambiental, contribuindo assim para a elaboração do Plano Diretor da Bacia e futuras pesquisas. O Rio do Peixe é afluente do Rio Doce, e sua bacia ocupa parte dos municípios de Alvinópolis, Dom Silvério e Rio Doce - MG. Na bacia, que apesar de alongada e bem drenada, enchentes são freqüentes nas partes baixas, resultado de alterações no comportamento hidrológico, conseqüência de impactos ambientais que precisam ser revertidos e que afetam negativamente as cidades de Alvinópolis e Dom Silvério. O extrativismo predatório de madeira exauriu a cobertura vegetal nativa na região, o que acelerou os processos erosivos e de assoreamento. A área relativa coberta por mata nativa na Bacia do Rio do Peixe é de 18,45% e apenas 17,32% no Alto Rio do Peixe. A agricultura na região é predominante de subsistência e para produção de alimento para a pecuária, e a maioria dos produtores rurais desconhece as condições originais da região, apesar de residir na região desde a infância. Faltam fontes de informações e recursos para implementar técnicas que favoreçam o desenvolvimento das atividades agropecuárias aliadas à preservação ambiental. Várias intervenções se fazem necessárias no sentido de reverter impactos ambientais na Bacia do Rio do Peixe e Alto Rio do Peixe, com o objetivo de aumentar a produção de água, preservar solos e proporcionar o saneamento ambiental.
Descrição
Palavras-chave
Cobertura florestal, Produtor rural, Fisiografia, Bacia hidrográfica, Recursos hídricos
Citação
DRUMOND, J. C. P. Caracterização fisiográfica, da cobertura florestal nativa e do produtor rural do alto Rio do Peixe - Alvinópolis, MG. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2008.