Estudo sobre a vulnerabilidade sócio-ambiental no município de Alumínio, São Paulo, a partir da poluição do ar.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
Este trabalho apresenta uma avaliação dos cenários de risco que se configuram no Município de Alumínio, situado na Região Metropolitana de Sorocaba, São Paulo, em função da exposição da população local aos poluentes atmosféricos perigosos que são emitidos pela planta de produção de alumínio primário da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA. Foram identificados o material particulado, fluoretos, O3, CO, SO2, NO2 e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos como sendo os principais poluentes gerados no processo industrial e analisados os níveis de contaminação do ar atmosférico local, tomando-se como referência principal estudos e relatórios publicados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e documentos que instruem o processo de licenciamento ambiental do referido empreendimento. Os resultados foram compilados em uma matriz de vulnerabilidade sócio-ambiental e em mapas de riscos, com a finalidade de caracterizar de forma precisa os cenários de riscos da poluição atmosférica em Alumínio, destacando-se, de um lado, as características tecnológicas da planta industrial da CBA, que determinam os tipos e as respectivas taxas de emissão de poluentes atmosféricos e, de outro, os aspectos sociais, econômicos e institucionais relativos ao espaço urbanoindustrial e às instituições públicas envolvidas no caso. Constatou-se que a população aluminense está exposta aos riscos tecnológicos ambientais decorrentes da emissão de poluentes atmosféricos pela fábrica de alumínio, especialmente fluoretos, material particulado e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, demonstrando a vulnerabilidade sócio-ambiental configurada pela atividade metalúrgica predominante em Alumínio.
Descrição
Palavras-chave
Riscos tecnológicos ambientais, Poluição atmosférica, Produção de alumínio, Vunerabilidade sócio-ambiental, Município de Alumínio - SP
Citação
SILVA, D. C. da C. e. Estudo sobre a vulnerabilidade sócio-ambiental no município de Alumínio, São Paulo, a partir da poluição do ar. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.