Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1923
Título : Sensus assoupire : educação e corpo em Agostinho, Descartes, Nietzsche e Adorno.
Autor : Alves Júnior, Douglas Garcia
Fecha de publicación : 2005
Citación : ALVES JÚNIOR, D. G. Sensus assoupire : educação e corpo em Agostinho, Descartes, Nietzsche e Adorno. Paidéia, v. 4, n.3, p.33-45, 2005. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/index.php/paideia/article/viewFile/905/683>. Acesso em: 26 nov. 2012.
Resumen : Este artigo tem por objetivo delinear alguns dos traços fundamentais da perspectiva pedagógica que é possível apreender a partir da filosofia de Theodor W. Adorno (1903-1969). As concepções morais do corpo na filosofia ocidental são rastreadas em dois de seus momentos paradigmáticos, o pensamento de Santo Agostinho (354-430) e o de Descartes (1596-1650). A crítica de Nietzsche à filosofia moral ocidental é indicada como importante referência do pensamento de Adorno. Trata-se de explicitar o alcance pedagógico inscrito em toda atividade filosófica, o que é discutido por Adorno em sua teoria crítica da filosofia e da moral. Indica-se, desse modo, a necessidade de uma consideração dialética do âmbito pedagógico.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1923
ISSN : 16769627
metadata.dc.rights.license: Revista Paideia autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Contato via email em: 01 set. 2014.
Aparece en las colecciones: DEFIL - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_SensusAssoupireEducação.pdf202,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.