Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17914
Título: Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.
Título(s) alternativo(s): Some contributions by Philippe Perrenoud regarding in “Pedagogy of Differences” and the principles and practices of school evaluation.
Autor(es): Almeida, Gizele Aparecida de
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Gomes, Larissa Layane
Palavras-chave: Avaliação escolar
Pedagogia das diferenças
Inclusive education
Philippe Perrenoud
Data do documento: 2022
Referência: ALMEIDA, G. A. de; CRUZ, L. H. C.; GOMES, L. L. Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. Pesquiseduca, v. 14, p. 635-659, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1235>. Acesso em: 01 ago. 2023.
Resumo: Este artigo deriva de parte de uma pesquisa de mestrado, defendida em 2021, por meio do programa MPEC, da Universidade Federal de Ouro Preto, na qual se objetivou descrever e analisar como se dá o processo de elaboração das avaliações escritas para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, inseridos no Ensino Fundamental II. Para tanto, definiu-se como foco do estudo a avaliação escolar no âmbito da Educação Inclusiva e, como objeto de estudo, a análise dos processos e estratégias de elaboração de avaliações escritas adaptadas às especificidades desses alunos. Como referencial teórico de base, foram utilizadas as obras de Philippe Perrenoud, cuja riqueza teórica em relação à “Pedagogia das diferenças” e à concepção dos métodos avaliativos configura-se como justificativa para a elaboração de um artigo que contemplasse relevante temática.
Resumo em outra língua: This article derives from a part of a master’s research project defended in 2021, through the MPEC program, at the Federal University of Ouro Preto, which aimed to describe and analyze how written assessments are designed for students with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) in secondary education schools. Therefore, the focus of the study was defined to be school evaluation in the context of inclusive education, and the object of study was the analysis of processes and strategies for the development of written evaluations adapted to these students’ specificities. The works by Philippe Perrenoud were used as a theoretical framework, since their theoretical richness in relation to the “Pedagogy of differences” and the conception of evaluation methods constitutes a justification for writing an article focusing on such a relevant theme.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17914
DOI: https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1235
ISSN: 2177-1626
Licença: O periódico Revista Eletrônica Pesquiseduca permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/838>. Acesso em: 19 maio 2022.
Aparece nas coleções:DECBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AlgumasContribuiçõesPhilippe.pdf321,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.