Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência.

Resumo
Introdução: A adolescência abarca uma série de mudanças, construção de valores e questionamentos, além de período singular na vida de um indivíduo. Assim, torna-se imprescindível a travessia por esse período de forma mais tranquila possível. A escola e a universidade pública são agentes fundamentais no auxílio às demandas desse grupo. Assim, foi implementado o projeto “Diálogos, reflexão e educação em saúde: ações sobre sexualidade, gênero e convivência baseadas no protagonismo de adolescentes e jovens do ensino médio de Ouro Preto”. Metodologia: Para a identificação das demandas dos jovens da escola, foram analisados os resultados do questionário aplicado aos participantes. Foram propostas cinco oficinas com os temas “sexualidade e gênero”, “saúde sexual e reprodutiva”, “identidade racial”, “saúde mental”, ”uso de álcool e outras drogas” e “abuso sexual”. Resultados e discussão: O desenvolvimento do projeto proporcionou a experiência de inserção na comunidade e do compartilhamento de saberes. Como método de análise da efetividade das ações propostas, foi realizado um grupo focal para que os adolescentes abordassem os pontos positivos, pontos de melhoria e expectativas sobre ações futuras do projeto. Conclusão: O trabalho proposto promoveu o engajamento e o envolvimento dos adolescentes participantes sobre assuntos de relevância e que possam contribuir de forma positiva com a vivência da adolescência e a redução das vulnerabilidades as quais estão expostos. Contribuiu também para a formação profissional e pessoal dos extensionistas envolvidos, fortalecendo a tríade ensino, pesquisa e extensão e a formação cidadã.
Descrição
Palavras-chave
Adolescence, Health education, Sex education, Early interventions, Workshops
Citação
LIMA, E. H. de. et al. Diálogos, reflexão e educação em saúde : um relato de experiência. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 16, n. 2, p. 592-610, 2023. Disponível em: <https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/380>. Acesso em: 01 ago. 2023.