Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17612
Título: Desenvolvimento e avaliação de néctares mistos de abacaxi e gengibre.
Autor(es): Lima, Natasha Nascimento
Souza, Edmara Moreira de
Santos, Paloma Cristina dos
Dias, Ana Clara Costa
Zinato, Matheus Macedo
Barbosa, Lais Cristina dos Santos
Cunha, Luciana Rodrigues da
Gandra, Kelly Moreira Bezerra
Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Palavras-chave: Frutas
Novo produto
Aceitação sensorial
Avaliação físico-química
Compostos funcionais
Data do documento: 2022
Referência: LIMA, N. N. et al. Desenvolvimento e avaliação de néctares mistos de abacaxi e gengibre. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial, v.16, n. 2, p. 3991-4010, jul./dez. 2022. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/13901/9376>. Acesso em: 01 ago. 2023.
Resumo: Considerando os benefícios proporcionados pelo gengibre e pelo abacaxi, esse trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar néctares mistos de abacaxi e gengibre desenvolver e avaliar néctares mistos de abacaxi e gengibre em relação às suas características sensoriais, físico-químicas e nutricionais afim de identificar a proporção ideal dos dois fatores em estudo no produto final. Foram avaliados os efeitos de dois fatores (abacaxi e gengibre), considerando delineamento central composto rotacional (DCCR) (22 + 4 pontos axiais + 3 pontos centrais). As formulações foram submetidas ao teste de aceitação avaliando os atributos cor, aparência, aroma, consistência, sabor e impressão global, utilizando-se a escala hedônica estruturada de 9 pontos e intenção de compra mediante escala de atitude. Foram realizadas análises de pH, sólidos solúveis totais, compostos fenólicos totais, atividade antioxidante pela metodologia de captura do radical DPPH e vitamina C. Os resultados foram avaliados por meio de superfície de resposta, teste de médias, mapa de preferência interno e função de desejabilidade. Verificou-se que a utilização do abacaxi e do gengibre, quando combinados, podem apresentar néctares mistos com melhores características sensoriais e nutricionais. Além disso, o uso dos dois fatores em produtos mistos é de extrema relevância, pois pode contribuir para o maior aproveitamento e agregação de valor para cada um deles coletivamente, em vez de individualmente. De acordo com a função de desejabilidade, o néctar com maior qualidade sensorial e nutricional deve conter entre 30% e 31,45% de abacaxi e 0,40% e 0,49% de gengibre.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17612
ISSN: 1981-3686
Licença: Este artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEALI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesenvolvimentoAvaliaçãoNectares.pdf775,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.