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Título: Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino remoto emergencial.
Autor(es): Dias, Daniela Rodrigues
Orientador(es): Corrêa, Hércules Tolêdo
Palavras-chave: Ensino a distância
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Tecnologia do ensino a distância
Tecnologia e eucação
Letramento tecnológico
Data do documento: 2023
Membros da banca: Corrêa, Hércules Tolêdo
Lima, Guilherme da Silva
Pimenta, Viviane Raposo
Coscarella, Carla Viana
Araújo, Júlio César Rosa de
Referência: DIAS, Daniela Rodrigues. Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino remoto emergencial. 2023. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: O objetivo geral desta tese é refletir, em tempos de pandemia da covid-19, sobre os relatos dos docentes e discentes, especificamente do Departamento de Computação e Sistemas - DECSI do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - ICEA da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP - Brasil, quanto às práticas de multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC a partir das estratégias didáticas adotadas no Ensino Remoto Emergencial - ERE em contexto de distanciamento social. Para tanto, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: i) entender e apreender como foi para os professores e alunos a experiência com o ERE; ii) identificar os usos das TDIC por professores e alunos; iii) descrever as práticas de multiletramentos realizadas por professores e alunos e as estratégias didáticas adotadas pelos professores; iv) compreender a relação entre as práticas de multiletramentos e usos das TDIC com as estratégias didáticas e v) analisar os possíveis desafios da experiência com o ERE e perspectivas futuras. A fundamentação teórica é embasada nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas de Linguagens (Letramentos e Multiletramentos), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e Ensino Remoto Emergencial - ERE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utiliza como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A investigação adotou os procedimentos de coleta de dados concebidos por essa abordagem, tais como o formulário e entrevista semiestruturada on-line. Na sequência, a análise dos dados coletados foi realizada confrontando o referencial teórico levantado e os resultados encontrados na realização da pesquisa à luz do princípio ético de respeito à diferença e valorização dos sujeitos envolvidos. Os dados coletados evidenciam que as práticas de multiletramentos foram intensificadas no ERE em virtude da utilização das TDIC por professores e alunos como um dos principais meios de acesso e comunicação, permitindo aos professores transformarem as suas práticas pedagógicas com a adoção de diversificadas estratégias didáticas. Os achados desta investigação confirmam a nossa hipótese inicial, de que a situação da pandemia da covid-19 e o repentino distanciamento social, ao provocar mudanças no processo de ensino e aprendizagem, alterou o percurso formativo dos professores e alunos, a organização e adaptação das disciplinas, a gestão do tempo e espaço, a autonomia discente, a mediação pedagógica, os critérios de avaliação, concepção e adoção de estratégias didáticas baseadas em metodologias específicas e usos das TDIC. Os dados coletados também apontam para as perspectivas futuras de continuidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle durante as aulas presenciais, constituindo-se em uma proposta promissora para a educação, tendo em vista o cenário brasileiro e seus distintos contextos. Assim, esperamos que os dados e informações desta pesquisa possam contribuir para a elaboração de estratégias didáticas relacionadas aos estudos dos multiletramentos e usos das TDIC; desenvolvimento profissional docente; a valorização docente e das instituições públicas; compartilhamento das diversas iniciativas implementadas no contexto de distanciamento social; como também na elaboração de políticas públicas necessárias para a integração das TDIC em todas as modalidades da educação.
Resumo em outra língua: The general objective of this thesis is to reflect, in times of the covid-19 pandemic, on the reports of teachers and students, specifically from the Department of Computing and Systems - DECSI of the Institute of Exact and Applied Sciences - ICEA of the Federal University of Ouro Preto - UFOP - Brazil, regarding multiliteracies practices and uses of Digital Technologies of Information and Communication - DTIC from the didactic strategies adopted in Emergency Remote Teaching - ERT in the context of social distancing. For this purpose, we established the following specific objectives: i) to understand and apprehend how the experience with ERT was for teachers and students; ii) identify the uses of DTIC by teachers and students; iii) describe the practices of multiliteracies carried out by teachers and students and the didactic strategies adopted by teachers; iv) understand the relationship between multiliteracies practices and uses of DTIC with didactic strategies; v) analyze the possible challenges of the experience with ERT and future perspectives. The theoretical foundation is based on studies developed by researchers in the areas of Languages (Literacies and Multiliteracies), Digital Technologies of Information and Communication - DTIC and Emergency Remote Teaching - ERT. This is a qualitative research aproach, which uses bibliographical, documentary and field research as methodological procedures. The investigation adopted the data collection procedures designed by this approach, such as the online form and semi-structured interview. Afterwards, the analysis of the collected data was carried out by confronting the theoretical framework developed and the results found in the research according ethical principle of respecting the difference and valorization of the participants involved. The collected data show that multiliteracies practices were intensified in ERT due to the use of DTIC by teachers and students as one of the main means of access and communication, allowing teachers to transform their pedagogical practices with the adoption of diversified didactic strategies. The findings of this investigation confirm our initial hypothesis, that the situation of the covid-19 pandemic and the sudden social distancing, by causing changes in the teaching and learning process, altered the training path of teachers and students, the organization and adaptation of disciplines, time and space management, student autonomy, pedagogical mediation, evaluation criteria, conception and adoption of didactic strategies based on specific methodologies and uses of DTIC. The collected data also point to future prospects for the continuity of the Virtual Learning Environment - Moodle during in person classes, constituting a promising proposal for education, in view of the Brazilian scenario and its different contexts. Therefore, we hope that the data and information from this research can contribute to the elaboration of didactic strategies related tothe study of multiliteracies and uses of DTIC; teaching professional development; valuing teachers and public institutions, sharing the various initiatives implemented in the context of social distancing, as well as in the elaboration of public policies necessary for the integration of DTIC in all modalities of education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17454
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/08/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Doutorado (Tese)

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