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Título: Análise estabilométrica do equilíbrio postural estático de crianças e jovens atletas.
Título(s) alternativo(s): Stabilometric analysis of static postural balance in children and young athletes.
Autor(es): Cardoso, Mateus Ibrahim
Silva, Vinícius Camael Mapa
Silva, Laryssa Fernandes Pereira
Borba, Diego de Alcantara
Ferreira Júnior, João Batista
Cruz, Izinara Rosse da
Oliveira, Emerson Cruz de
Becker, Lenice Kappes
Coelho, Daniel Barbosa
Palavras-chave: Taekwondo
Ginástica de trampolin
Data do documento: 2022
Referência: CARDOSO, M. I. et al. Análise estabilométrica do equilíbrio postural estático de crianças e jovens atletas. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 20, 2022. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/26661>. Acesso em: 01 ago. 2023.
Resumo: INTRODUÇÃO: O equilíbrio postural estático é a capacidade de manter o centro de massa corporal dentro da base de sustentação. Trata-se de uma capacidade complexa, pois envolve ações coordenadas dos componentes biomecânicos, sensoriais e neuromotores. A estabilometria mensura variáveis relacionadas ao equilíbrio postural estático, por meio da quantificação de oscilações corporais nos eixos de deslocamentos anteroposteriores e laterolaterais do centro de pressão. OBJETIVO: comparar o equilíbrio postural estático de atletas de taekwondo (TKD), ginástica de trampolim (GTR) e um grupo de escolares, e investigar se o treinamento esportivo melhora o equilíbrio postural estático. MÉTODOS: Foram avaliados 34 lutadores amadores de taekwondo, 62 ginastas profissionais de trampolim e 21 alunos cursando o ensino fundamental. O teste estabilométrico foi realizado utilizando plataforma de força para coleta das seguintes variáveis: amplitude anteroposterior (AML-AP), amplitude médio-lateral (AMP-ML), área de deslocamento total (Área), velocidade anteroposterior (VEL-AP), velocidade médio lateral (VEL-ML), frequência anteroposterior (FREQ- AP), frequência médio-lateral (FREQ-ML). RESULTADOS: Os testes revelaram diferenças significativas apenas na variável de oscilação FREQ- AP (Hz) entre o grupo de atletas de TKD (0,30±0,16) e escolares (0,22±0,07), que foi desprezada. CONCLUSÃO: Assim, não foi possível afirmar que as práticas de TDK e GTR contribuem positivamente na capacidade de equilíbrio estático, pois não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nas variáveis de oscilações dos grupos estudados.
Resumo em outra língua: BACKGROUND: Static postural balance is the capacity to maintain the center of body mass within the support base. It is a complex capacity, because it involves coordinated actions of the biomechanical, sensory and neuromotor components. Stabilometry measures variables related to static postural balance, quantifying body oscillations in the axes of anteroposterior and laterolateral displacements of the pressure center. OBJECTIVE: To compare the static postural balance of taekwondo athletes (TKD), trampoline gymnastics (GTR) and a group of students, and to investigate whether sports training improves static postural balance. METHODS: Thirty-four amateur taekwondo fighters, 62 professional trampoline gymnasts and 21 students in elementary school were evaluated. The stabilometric test was performed using a force platform to collect the following variables: anteroposterior amplitude (AML-AP), mediolateral amplitude (AMP-ML), total displacement area (Area), anteroposterior speed (VEL-AP), average lateral velocity (VEL-ML), anteroposterior frequency (FREQ-AP), mediolateral frequency (FREQ-ML). RESULTS: The tests revealed significant differences only in the FREQ-AP (Hz) oscillation variable between the group of taekwondo athletes (0.30±0.16) and schoolchildren (0.22±0.07), which was neglected. CONCLUSION: It was not possible to affirm that the practices of TDK and GTR contribute positively to the capacity for static equilibrium, since no statistically significant differences were found in the oscillation variables of the groups studied.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17416
DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2022.26661
ISSN: 2318-5104
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.
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