Lidar e IA na avaliação de características de granulados.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Em grande parte da operação de usina, o minério processado está na forma de granulados sob correia transportadora. Coletar informações acerca do minério transportado pelas correias trans- portadoras e de interesse da indústria mineral, já que essa ação e essencial para alimentar sis- ́ temas de automação, os quais são capazes de reduzir custos e melhorar a produtividade dos negócios. Neste trabalho é apresentada uma proposta de avaliar características de materiais granulados como grau de fragmentação, massa, tipo de material e a condição do material, em relação a sua umidade. Para isso, sugere-se o uso de laser scanner bidimensional para varredura da superfície do material e uma unidade de tratamento de sinais para aquisitar os dados e efetuar os cálculos necessários para avaliar características de granulados. Foram realizados testes em laboratório para avaliar as características de materiais granulados, em que o sistema foi capaz de avaliar o grau de fragmentação de agregados de construção civil com uma taxa de acerto em torno de 98%. Além disso, foi medida a massa de areia despejada em um recipiente, de maneira que foi obtido um erro porcentual de aproximadamente 12%. Por fim, foram realizados testes, em que o sistema de instrumentação foi capaz de distinguir granulados de diferentes cores e avaliar a condição de um solo, de modo a detectar materiais de alta umidade.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Light Detection And Ranging - LiDAR, Instrumentação, Inteligência Artificial - IA
Citação
MATOS, Saulo Neves. Lidar e IA na avaliação de características de granulados. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.