O ensino de geografia através de maquetes e maquetes táteis na educação básica.

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Data
2022
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Resumo
Este artigo aborda o ensino de Geografia sob mediação das maquetes e o objetivo principal foi analisar as contribuições das maquetes e maquetes táteis para o processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento em Geografia na educação básica. Para tal, realizou-se uma pesquisa junto a base de dados BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) para identificação e análise das pesquisas realizadas no período mencionado e que permeiam a temática investigativa deste trabalho. Os dados desta pesquisa evidenciaram que as maquetes podem contribuir para o processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimentos tanto na área de Geografia quanto nas demais áreas do conhecimento, sobretudo, sob a perspectiva inclusiva. Além disso, demonstrou-se também que as maquetes representam muito para a Geografia, pois tendem a garantir bons caminhos que possibilitam análises geográficas, incluindo diversos assuntos e dimensões espaciais. O que vai de encontro com a ideia de que a disciplina de Geografia é a ciência que possui a responsabilidade de privilegiar e viabilizar a análise crítica do espaço.
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OLIVEIRA, P. D. de; PAULO, J. R. de. O ensino de geografia através de maquetes e maquetes táteis na educação básica. Educação Geográfica em Foco, v. 6, n. 11, maio 2022. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1723>. Acesso em: 06 jul. 2023.