Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17121
Título: Isabella está louca! : um estudo sobre a importância das mulheres na Commedia dell'Arte.
Autor(es): Leite, Diana Felicori Tonelli e Teixeira
Orientador(es): Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
Hunzicker, Frederick Magalhães
Palavras-chave: Commedia dell'Arte
Mulheres no teatro
Isabella Andreini
Teatro italiano
Data do documento: 2023
Membros da banca: Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
Hunzicker, Frederick Magalhães
Miranda, Maria Brígida de
Maciel, Paulo Marcos Cardoso
Referência: LEITE, Diana Felicori Tonelli e Teixeira. Isabella está louca!: um estudo sobre a importância das mulheres na Commedia dell'Arte. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: A presente dissertação encara a Commedia dell’Arte como o momento histórico em que as mulheres passam a exercer a profissão de atriz. Esse próprio gênero teatral oriundo do final do baixo medievo, acarreta mudanças significativas na arte cênica que persistem até os dias atuais. A entrada das mulheres no palco chamou muita atenção, e gerou, em sua maioria, respostas violentas da sociedade influenciada pelo Estado e pela Igreja, fruto da misoginia da época. O trabalho trata da forma como essas mulheres eram obrigadas a viver e como o teatro pode ser encarado, por elas, como uma alternativa ao meretrício, ou ao matrimônio. Por fim, a dissertação concentra-se na figura de Isabella Andreini, famosa atriz de Commedia dell’Arte, poetisa e dramaturga. Através de seu trabalho, tanto literário quanto cênico, Isabella critica os estereótipos que foram impostos, na época em que viveu, aos sexos masculino e feminino. A atriz alcançou renome fora de seu país de origem, a Itália, ganhando reconhecimento, fama e prestígio junto à nobreza de outros países, conseguindo manter-se a salvo da perseguição da época, apesar das suas críticas mordazes.
Resumo em outra língua: The present dissertation considers the Commedia dell’Arte as the historical moment in witch woman began to exercise the profession of actress. This theatrical genre itself, originate from the Midle Ages, entails significant changes in scenic art that persist to the present day. The entry of women of stage drew much attention and generated, for the most part, violent responses from Society influenced by the State and the Church, a result of the misogyny of the time. The work deals with the way these women were forced to live and how the theatre can be seen, by then, as an alternative to prostitution, or marriage. Finally, the dissertation focuses on the figure of Isabella Andreini, famous actress of Commedia dell’Arte, poet and playwright. Through her work, both literary and scenic, Isabella criticizes the sterotypes that were imposed, at the time she lived, on the male and female genders. The actress achieved renown outside her country of origin, Italy, gaining recognition, fame and prestige among the nobility of other countries, managing to remain safe from the persecution of the time, despite her scathing criticism.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17121
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_IsabellaEstáLouca.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons