Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16827
Title: O impacto da inovação no comportamento do consumidor de instituições financeiras.
Other Titles: The impact of innovation on consumer behavior of financial institutions.
El impacto de la innovación en el comportamiento del consumidor de las instituciones financieras.
Authors: Brasileiro, Tansley Marinho
Pereira, Alana Deusilan Sester
Silva, André Luís
Keywords: Inovação
Comportamento do consumidor
Systematic literature review
Instituciones financieras
Issue Date: 2022
Citation: BRASILEIRO, T. M.; PEREIRA, A. D. S.; SILVA, A. L. O impacto da inovação no comportamento do consumidor de instituições financeiras. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, 2022. Disponível em: <file:///C:/Users/Maurilio/Downloads/36356-Article-399695-1-10-20221025.pdf>. Acesso em: 03 maio 2023.
Abstract: A inovação apresenta uma tendência de forte crescimento no mercado financeiro e um dos impactados nesse cenário é o cliente. Muitos serviços que só eram realizados presencialmente em agências físicas e com a intervenção de um funcionário, já podem ser realizados via aplicativos, plataformas de internet banking e terminais de autoatendimento. Toda essa revolução tecnológica tem trazido muitos benefícios para a população, porém, nem todos estão abertos a mudar a cultura de utilização dos serviços prestados pelas instituições financeiras. Diante disso, essa revisão tem como objetivo analisar e qualificar as publicações sobre o impacto da inovação no comportamento do consumidor de instituições financeiras. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL) a partir da questão que norteou o estudo. Realizaram-se as pesquisas na base Scopus, tendo-se obtido 24 artigos que foram utilizados para análise. Quanto a técnica, serão aplicados o estudo bibliométrico e a análise de conteúdo. Os resultados apresentam diversas características e indicadores relacionados às publicações analisadas.
metadata.dc.description.abstracten: Innovation has a strong growth trend in the financial market and one of those impacted in this scenario is the customer. Many services that were only performed in person at physical branches and with the intervention of an employee, can now be performed via apps, internet banking platforms and self-service terminals. All this technological revolution has brought many benefits to the population, however, not everyone is open to changing the culture of using the services provided by financial institutions. Therefore, this review aims to analyze and qualify publications on the impact of innovation on consumer behavior in financial institutions. Therefore, a systematic literature review (RSL) was carried out based on the question that guided the study. Searches were carried out in the Scopus database, resulting in 24 articles that were used for analysis. As for the technique, the bibliometric study and content analysis will be applied. The results present several characteristics and indicators related to the analyzed publications.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16827
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i14.36356
ISSN: 2525-3409
metadata.dc.rights.license: Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.
Appears in Collections:DEENP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ImpactoInovaçãoComportamento.pdf170,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.