Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16820
Title: A sala digital plural : uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação.
Authors: Silva, Marco Aurélio
metadata.dc.contributor.advisor: Zama, Uyrá dos Santos
Keywords: Biologia celular
Bioquímica
Jogos educativos
Probióticos
Issue Date: 2023
metadata.dc.contributor.referee: Santos, Glenda Samara Dias
Souza, Gilmar Pereira de
Zama, Uyrá dos Santos
Citation: SILVA, Marco Aurélio da. A sala digital plural: uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação. 2023. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Abstract: As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) aplicadas em uma sala de aula digital são ferramentas promissoras para o ensino de ciências ao permitirem trabalhar diferentes estratégias de ensino aprendizagem, conforme nos orienta o pluralismo metodológico de Feyerabend. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma sequência didática plural caracterizada pela articulação de recursos diferenciados de aprendizagem que possam mobilizar diferentes habilidades e competências, e, desse modo, engajar estudantes na tarefa de compreenderem a Bioquímica e Biologia Celular do ensino superior, ou mesmo do ensino médio, com as devidas adequações de conteúdo das disciplinas de Biologia e Química por meio da temática microbiota intestinal, com uso de uma pluralidade de TDICs articuladas a ferramentas físicas. Portanto, consideramos pertinente apoiar nossa pesquisa na perspectiva do pluralismo metodológico para criar a sequência didática plural, pois o uso de estratégias diferentes para cada conteúdo apoia suas premissas nos diferentes espectros da inteligência humana. Ademais, propusemos compor uma sala de aula digital, que pode ocorrer de forma presencial, ou remota, ou híbrida, mas que é fortemente impactada pela apropriação dos recursos digitais educacionais pela comunidade escolar. Dentre as diversas estratégias que podem ser usadas pelos professores nessa mediação, propusemos nesta sequência a utilização do jogo educacional digital autoral sobre as “aminas vitais”, vídeos e animações gráficas disponibilizadas no YouTube®, podcasts disponibilizados no Spotify®, gêneros textuais multimodais físicos e digitais (histórias em quadrinhos, as charges e “memes”), modelos moleculares educacionais físicos e digitais e quiz game por meio do Kahoot®. Portanto, consideramos interessante o potencial do uso dessas estratégias de ensino aprendizagem nas aulas, pois agrega conhecimento e ludicidade tornando o aprendizado mais dinâmico, trazendo os estudantes pra o centro do processo de construção do conhecimento ocorrendo de forma disciplinar e produtiva.
metadata.dc.description.abstracten: Digital information and communication technologies (DICTs) applied in a digital classroom are promising tools for teaching science as they allow for the implementation of different teaching and learning strategies, as guided by Feyerabend's methodological pluralism. In this context, the objective of this research was to develop a pluralistic didactic sequence characterized by the integration of diverse learning resources that can engage students in understanding Biochemistry and Cellular Biology at the higher education or high school level, with appropriate content adjustments from Biology and Chemistry disciplines, through the theme of intestinal microbiota, using a variety of DICTs combined with physical tools. Therefore, we consider it relevant to support our research from the perspective of methodological pluralism in order to create a pluralistic didactic sequence, as the use of different strategies for each content aligns with the different spectrums of human intelligence. Furthermore, we proposed the creation of a digital classroom, which can take place in person, remotely, or in a hybrid format, but is strongly influenced by the adoption of digital educational resources by the school community. Among the various strategies that teachers can use in this mediation, we proposed in this sequence the use of an educational digital game on "vital amines," videos and graphic animations available on YouTube®, podcasts available on Spotify®, multimodal physical and digital textual genres (comic books, cartoons, and memes), physical and digital educational molecular models, and a quiz game through Kahoot®. Therefore, we find the potential use of these teaching and learning strategies in the classroom interesting, as they combine knowledge and playfulness, making learning more dynamic and placing students at the center of the knowledge construction process in a disciplined and productive manner.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16820
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor em 15/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_SalaDigitalPlural.pdf2,34 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_VocêÉCome.pdf4,04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons