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Título: Marcas no corpo : aproximações entre arte, violência e gênero.
Autor(es): Lucia, Renata Andrea Santana de
Orientador(es): Fischer, Stela Regina
Palavras-chave: Performance
Feminismo
Maternidade
Data do documento: 2023
Membros da banca: Fischer, Stela Regina
Seba, Maria Marta Baiao
Pereira, Elvina Maria Caetano
Referência: LUCIA, Renata Andrea Santana de. Marcas no corpo: aproximações entre arte, violência e gênero. 2023. 172 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: A dissertação apresenta a trajetória da artista-pesquisadora Renata Santana, desenvolvida entre os anos de 2018 e 2022. O texto é apresentado em três momentos, com recortes temporais relacionados à pandemia da covid-19: pré-pandemia, pandemia e a retomada das atividades presenciais. Uma pesquisa radicalmente atravessada pela maternidade, na qual vida e a arte sempre tiveram imbricadas, especialmente no período analisado. A metodologia utilizada é o estudo da autoetnografia e dos feminismos negro, interseccional e decolonial. Analisa as ações artísticas, educativas e políticas realizadas com os coletivos de mulheridades Nós Clandestinas, Marcas no Corpo e Frente Feminista de Londrina, Paraná e o NINFEIAS – Núcleo de INvestigações FEminIstAs, de Ouro Preto (MG). As práticas com mulheridades valorizaram a construção e/ou reconhecimento de saberes situados compartilhado entre elas. No âmbito pessoal, a artista-pesquisadora desenvolveu ações performativas a partir do uso de objetos e memórias que revelassem aspectos importantes relacionados à maternidade, especialmente no que tange à gestação, ao parto e ao aborto. A partir das ações estudadas, a artista reconheceu a metodologia feminista que desenvolve em sua pesquisa, na qual transita entre o pessoal e o político para evidenciar questões contemporâneas e socioculturais relacionadas às vivências das mulheridades. Considera-se que as ações vivenciadas nessas investigações feministas, sejam oficinas ou performances, sejam inscritas nas liminaridades da cena contemporânea. Com elas, a artista desenvolveu, com mais cuidado e rigor, o olhar para as categorias analíticas de gênero, raça, classe e sexualidade, as quais, interconectadas, marcam os corpos que expressam mulheridades em algum momento da vida. Essa atenção é um posicionamento ético, artístico e político, que pode auxiliar na tomada de ações para minimizar/eliminar as opressões que marcam o cotidiano das mulheridades.
Resumo em outra língua: The dissertation presents the trajectory of artist-researcher Renata Santana, developed between the years 2018 and 2022. The text is presented in three moments with temporal cuts related to the COVID-19 pandemic: pre-pandemic, pandemic and the resumption of face-to-face activities. A research radically crossed by motherhood, in which life and art have always been intertwined, especially in the analyzed period. The methodology used is the study of auto ethnography as well as black, intersectional and decolonial feminisms. It analyzes the artistic, educational and political actions carried out with the women's collectives Nós Clandestinas, Marcas no Corpo and Frente Feminista from Londrina, Paraná and NINFEIAS – Núcleo de Investigações FEminIstAs, from Ouro Preto, Minas Gerais. Practices with women valued the construction and/or recognition of situated knowledge shared between them. On a personal level, the artist-researcher developed performative actions based on the use of objects and memories that revealed important aspects related to motherhood, especially with regard to pregnancy, childbirth and abortion. From the actions studied, the artist recognized the feminist methodology that she develops in her research, in which she transits between the personal and the political to highlight contemporary and socio-cultural issues related to the experiences of womenhood. She considers that the actions experienced in these feminist investigations, whether workshops or performances, are inscribed in the liminalities of the contemporary scene. With them, the artist developed with more care and rigor the look at the analytical categories of gender, race, class, sexuality which, interconnected, mark the bodies that express womanhood at some point in life. This attention is an ethical, artistic and political position, which can help in taking actions to minimize/eliminate the oppressions that mark the daily lives of women.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16682
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