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Título: Resistência e segurança de barras de seções compostas (Built-up) de perfis formados a frio submetidas à força axial de compressão.
Autor(es): Andrade, Celmar Pereira de
Orientador(es): Freitas, Marcílio Sousa da Rocha
Brandão, André Luis Riqueira
Palavras-chave: Engenharia de estruturas - perfil formado a frio
Barras compostas - engenharia
Confiabilidade - engenharia
Método da Resistência Direta
Data do documento: 2022
Membros da banca: Freitas, Marcílio Sousa da Rocha
Brandão, André Luis Riqueira
Souza, Flávio Teixeira de
Vieira, Washington Batista
Referência: ANDRADE, Celmar Pereira de. Resistência e segurança de barras de seções compostas (Built-up) de perfis formados a frio submetidas à força axial de compressão. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Barras compostas (built-up) comprimidas, isto é, aquelas constituídas de dois ou mais perfis associados, são amplamente utilizados nas edificações, em locais com maiores carregamentos, como barras de treliça, colunas de galpões e montantes de interseção de paredes de LSF (Light Steel Frame). Em geral, as especificações das normas de projeto trazem apenas orientações quanto ao índice de esbeltez da barra composta, sendo a capacidade resistente da mesma, projetada com base na soma das resistências de cada seção constituinte. Assim, um possível ganho de resistência das barras compostas não é considerado nos projetos. Este trabalho tem como objetivo analisar a resistência e a segurança estrutural de barras compostas de perfis formados a frio submetidas à força axial de compressão, projetadas pelo Método da Resistência Direta (MRD). Na análise da estabilidade elástica utilizou-se o CUFSM, software baseado no método das faixas finitas, que permite modelar os pontos de conexão entre os perfis que constituem uma barra composta. Utilizando métodos de confiabilidade de primeira ordem, procedeu-se a análise da segurança estrutural considerando-se as combinações de ações das normas ABNT NBR 14762 (2010) e AISI S100 (2016). Foram adotados os índices de confiabilidade alvo das filosofias de projeto disponíveis na norma norte-americana AISI S100 (2016). Verificou-se a adequação entre as resistências experimentais e resistências teóricas utilizando amostras com espaçamento entre parafusos limitado a 200 mm. As estatísticas do erro do modelo foram obtidas a partir de 233 resultados experimentais disponíveis na literatura. Os resultados da análise do erro do modelo mostraram que o procedimento de modelar a conexão entre as seções transversais na análise de estabilidade para o dimensionamento de barras compostas via MRD é adequado para ser incorporado às normas. No caso da NBR 14762 (2010), um procedimento de calibração demonstrou que o atual coeficiente de ponderação da resistência ( = 1,2) pode ser mantido para um índice de confiabilidade alvo de 2,5. Constatou-se ainda que o aumento médio da resistência das barras compostas, ao se considerar a cooperação entre os perfis, é de 53%.
Resumo em outra língua: Built-up compression members, that is, those consisting of two or more associated sections, are widely used in buildings, in locations with higher loads, such as truss members, shed columns, and intersection stud of LSF (Light Steel Frame) walls. In general, design codes provide only guidance on the overall slenderness ratio of the built-up members, with its resistance capacity designed based on the sum of the capacities of the individual sections. Thus, a possible strength gain of built-up is not considered in designs. This work aims to analyze the strength and structural safety of built-up members made of cold-formed steel members subjected to compressive axial force, designed by the Direct Strength Method (DSM). In the analysis of elastic buckling analysis, the CUFSM software based on the finite strip method was used, which allows modeling the connection between the constituent sections of the builtup members. Using first-order reliability methods, the structural safety analysis was carried out considering the load combinations of the ABNT NBR 14762 (2010) and AISI S100 (2016) standards. The target reliability indices of the design philosophies available in AISI S100 (2016) specification were adopted. The adequacy between experimental and theoretical strengths was verified using samples with a screw spacing limited to 200 mm. The model error statistics were obtained from 233 experimental results available in the literature. The results of the model error analysis showed that the procedure of modeling the connection between sections in the buckling analysis for the design of built-up members by DSM is suitable to be incorporated into standards. In the case of NBR 14762 (2010), a calibration procedure demonstrated that the current resistance factor (𝛾 = 1.2) can be maintained for a target reliability index of 2.5. It was also found that the average increase in the strength of built-up bars, when considering the cooperation between profiles, is 53%.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16469
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