Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16384
Título: Educação sobre a sexualidade : inclusão e cuidado da população LGBTTI em abordagem articulada entre saúde e educação.
Título(s) alternativo(s): Sex education : inclusion and care of the LGBTTI population from a health education approach.
Autor(es): Marinho, Ana Luiza Zacour
Figueiredo, Adriana Maria de
Cardoso, Gustavo Azevedo
Castro, Henrique Fonseca de
Silva, Soraia Miranda
Furtado, Tatiana Dalat Coelho
Palavras-chave: Escola
Preconceito
Data do documento: 2021
Referência: MARINHO, A. L. Z. et al. Educação sobre a sexualidade: inclusão e cuidado da população LGBTTI em abordagem articulada entre saúde e educação. Revista Periódicus, v. 2, n. 16, p. 93-112, set./dez. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/36593>. Acesso em: 11 out. 2022.
Resumo: Mudanças nas relações de gênero e entre gerações originam situações sociais e familiares que requerem ações educativas em saúde e sexualidade nas escolas. Este trabalho objetivou promover a construção coletiva de ações dessa natureza, voltadas para a população LGBTTI, utilizando metodologias participativas. Realizaram-se reuniões com equipes pedagógicas da Secretaria de Educação do município de Mariana (Minas Gerais) e de uma escola do ensino médio para planejamento das propostas. Desenvolveram-se ações no formato de oficinas para aproximar monitores e estudantes. Nestas, foram elaborados acordos de convivência, valorizadas a afetividade e autoestima, e compartilhadas informações sobre sexualidade, gênero e preconceito. Foram trabalhadas as temáticas: sexualidade, papéis de gênero, conceitos de sexo biológico, orientação sexual e identidade de gênero. A temática da diversidade sexual e de gênero mostrou-se relevante na escola, ambiente desencadeador de mudanças em relação a questões muitas vezes desconhecidas ou negligenciadas, mas que afetam diretamente a vida das pessoas.
Resumo em outra língua: Changes in gender and intergenerational relations give rise to social and family situations that require educational actions on health and sexuality in schools. This study promoted the collective construction of such actions aimed at the LGBTTI population, using participatory methodologies. We held meetings with pedagogical teams from the Department of Education of Mariana (Minas Gerais) and a high school to plan strategies, and organized workshops to bring monitors and students together. These actions established coexistence agreements, valuing affection and self-esteem and sharing information on topics such as: sexuality, gender roles, concepts of biological sex, sexual orientation, gender identity and prejudice. Sexual and gender diversity proved to be relevant topics at school, an environment that triggers changes regarding issues that are often unknown or neglected, but which directly affect people’s lives.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16384
DOI: https://doi.org/10.9771/peri.v2i16.36593
ISSN: 2358-0844
Licença: Artigo sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEMSC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducaçãoSexualidadeInclusão.pdf623,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.