Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1620
Título: Genils-TS-CL-PR : um algoritmo heurístico para resolução do problema de roteamento de veículos com coleta e entrega simultânea.
Autor(es): Silva, Thaís Cotta Barbosa da
Cruz, Raphael Carlos
Souza, Marcone Jamilson Freitas
Martins, Alexandre Xavier
Coelho, Vitor Nazário
Mine, Marcio Tadayuki
Palavras-chave: Literated local search
Variable neighborhood descent
Tabu search
Descida em vizinhança variável
Busca Tabu
Data do documento: 2012
Referência: SILVA, T. C. B. da et al. Genils-TS-CL-PR : um algoritmo heurístico para resolução do problema de roteamento de veículos com coleta e entrega simultânea. In. XVI Congreso Latino Iberoamericano de Investigación Operativa / XLIV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2012. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CLAIO / SBPO , 2012. v. 1. p. 1-12. Disponível em: <http://www2.claiosbpo2012.iltc.br/pdf/102493.pdf>. Acesso em: 11 out. 2012
Resumo: This work addresses the Vehicle Routing Problem with Simultaneous Pickup and Delivery (VRPSPD). We propose the algorithm GENILS-TS-CL-PR for solving it. This algorithm combines the heuristic procedures Cheapest In- sertion, Cheapest Insertion with multiple routes, GENIUS, Iterated Local Search (ILS), Variable Neighborhood Descent (VND), Tabu Search (TS) and Path Relin king (PR). The first three procedures aim to obtain a good initial solution, and the VND and TS are used as local search methods for ILS. TS is applied after some iterations without any improvement through of the VND. The PR procedure is performed for each ILS iteration and it connects a local optimum with an elite solution generated during the search. The algorithm also uses a strategy to re- duce the number of solutions evaluated in the solution space. It was tested on benchmark instances taken from the literature and it was able to generate high quality solutions.
Resumo em outra língua: Este trabalho trata o Problema de Roteamento de Veículos com Coleta e Entrega Simultânea (PRVCES). Para resolvê-lo, propõe o algoritmo GENILS-TS-CL-PR, que combina os procedimentos heurísticos Insercão ao Mais Barata Rota a Rota, Inserção Mais Barata com Múltiplas Rotas, GENIUS, Iiterated Local Search (ILS), Descida em Vizinhança Variável (VND), Busca Tabu (TS) e Reconexão por Caminhos (PR). Os três primeiros procedimentos visam a obtenção de uma boa solução inicial, enquanto os procedimentos VND e TS são usados como métodos de busca local para o ILS. A Busca Tabu somente acionada após certo número de iterações sem sucesso do VND. O procedimento PR é acionado a cada iteração do ILS e conecta um ótimo local a uma solução elite gerada durante a busca. Utiliza-se, também, uma estratégia para reduzir o número de soluções avaliadas no espaço de soluções. O algoritmo foi testado em instancias da literatura e se mostrou capaz de gerar solucões de alta qualidade.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1620
Aparece nas coleções:DECEA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_AlgoritmoHeurísticoResolução.pdf616,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.