Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16193
Título: | Autoria e internacionalização na escrita acadêmica : análise da principal organização profissional das Engenharias Elétrica e Eletrônica. |
Autor(es): | Paris, Larissa Giacometti Laranjeira, Rómina de Mello |
Palavras-chave: | Letramentos acadêmicos Autoria |
Data do documento: | 2019 |
Referência: | PARIS, L. G.; LARANJEIRA, R. de M. Autoria e internacionalização na escrita acadêmica: análise da principal organização profissional das Engenharias Elétrica e Eletrônica. Linguagem & Ensino, v. 22, n. 3, p. 752-773, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/16668>. Acesso em: 06 jul. 2022. |
Resumo: | Este artigo identifica e analisa as concepções de escrita acadêmica do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), uma organização de relevância internacional na área. Para tal, utiliza procedimentos investigativos de base documental, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativo-interpretativa. A partir do quadro teórico-epistemológico dos Letramentos Acadêmicos, analisa documentos do Instituto referentes à escrita e publicação de artigos científicos, com foco na autoria e internacionalização da produção científica. Em relação ao primeiro elemento, observa-se que a definição de autoria, associada a questões de ética na publicação, evidencia relações implícitas de poder institucional, no âmbito da cultura da velocidade. Em segundo lugar, conclui-se que as orientações disponibilizadas pelo IEEE, no que concerne à escrita em inglês, evidenciam uma perspectiva centrada no domínio das habilidades técnicas, perpetuando desigualdades entre o centro anglo-americano e os falantes não nativos de Inglês, na conjuntura atual da internacionalização da ciência. |
Resumo em outra língua: | This paper seeks to identify the academic writing conceptions of IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), an organization of international relevance in its field. To this end, it uses document-based investigation, characterizing itself as a qualitative and interpretative research. Based on the Academic Literacies theoretical and epistemological framework, this paper analyzes documents from the Institute concerning the writing and publication of scientific articles, focusing on authorship and the internationalization of scientific production. First, we observe that the definition of authorship is related to an ethical dimension in publications, highlighting implicit institutional power relations within the culture of speed. Secondly, we conclude that IEEE’s guidelines for writing in English emphasize a technical skills-centered perspective. This perpetuates inequalities between the Anglo-American center and non-native English speakers within the current trend of science internationalization. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16193 |
DOI: | HTTPS://DOI.ORG/10.15210/RLE.V22I3.16668 |
ISSN: | 1983-2400 |
Licença: | O periódico Linguagem & Ensino permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2332>. Acesso em: 20 maio 2022. |
Aparece nas coleções: | DELET - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AutoriaInternacionalizaçãoEscrita.pdf | 701,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.