A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a potencialidade de projetos de extensão universitária na constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam Matemática. Para tanto, tomou-se como análise duas experiências vivenciadas em duas Instituições de Ensino Superior distintas. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo que considerou como instrumento de dados os relatórios elaborados pelos coordenadores dos projetos analisados. Para a análise, inicialmente, considerou-se a descrição das experiências para, então, refletir sobre os aspectos característicos do trabalho colaborativo que foram revelados. A análise se estruturou em três eixos, a saber: i) intencionalidade dos coordenadores dos projetos; ii) espaço, participação e dinâmica do grupo e iii) reciprocidade de aprendizagem. Os resultados apontam que a proposição de projetos de extensão universitária se revela como lócus potencial para a constituição de espaços colaborativos num movimento de ruptura com estruturas hierarquizadas na formação de professores que ensinam Matemática. Além disso, se faz necessário a ampliação e a divulgação da perspectiva colaborativa entre os formadores com vistas a mobilizá-los a assumirem esta postura epistemo-política em suas práticas.
Descrição
Palavras-chave
Colaboração, Práticas colaborativas
Citação
TINTI, D. da S.; SILVA, J. F. da. A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 6, n. 14, p. 337-352, 2021. Disponível em: <http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/724#:~:text=Os%20resultados%20apontam%20que%20a,de%20professores%20que%20ensinam%20Matem%C3%A1tica.>. Acesso em: 06 jul. 2022.