Confiabilidade de vigas em perfis de aço formados a frio com perfurações na alma.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Os perfis formados a frio (PFF) são amplamente utilizados na construção civil. Apesar da demanda de projeto de vigas com perfuração na alma para acomodar e dar passagem a tubulações em geral, a norma brasileira NBR 14762 (2010) não prevê procedimentos para dimensionamento de PFF com perfurações. Uma vez que os furos na seção tendem a reduzir a capacidade resistente de uma viga de PFF, os modos de instabilidade devem ser cuidadosamente analisados. Torna-se, portanto, necessário realizar um estudo a respeito das principais formulações disponíveis que se baseiam no Método da Resistência Direta (MRD). Dentro desse contexto, nesta dissertação são apresentadas formulações de cálculo de vigas em PFF com perfuração na alma. Um procedimento de avaliação da confiabilidade de vigas projetadas conforme as formulações estudadas, utilizando os coeficientes de ponderação da resistência e das ações das normas brasileira e americana é realizado. Os dados estatísticos das variáveis básicas foram obtidos na literatura, exceto para a variável coeficiente profissional (P), cujas informações estatísticas foram obtidas a partir de um banco de dados de experimentos obtidos de pesquisa bibliográfica. A partir dos resultados, observou-se uma certa uniformização dos índices de confiabilidade para grupos de dados de mesmo modo de flambagem. Para o formato LRFD (AISI S100, 2016), o coeficiente de ponderação da resistência () da norma americana é suficiente para garantir de forma geral um resultado satisfatório, apresentando índice de confiabilidade () bem próximo ao alvo de 2,5. No entanto, no formato LSD (AISI S100, 2016), o coeficiente de ponderação da resistência normativo não atende ao requisito de segurança, apresentando índice de confiabilidade inferior ao alvo de 3,0 em todas as análises. Para os cenários relacionados com a NBR 14762 (2010), em nenhum dos casos analisados, o índice de confiabilidade alvo de 2,5 foi alcançado com o método FORM. Quando o índice de confiabilidade é fixado em 2,5 para a norma brasileira, verifica-se a necessidade de aumentar o atual coeficiente de ponderação da resistência para o caso de flexão ( = 1,10) para 1,2 (modo distorcional) e 1,15 (modo local).
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Engenharia - confiabilidade, Vigas de aço, Método da Resistência Direta
Citação
SANTOS, Rogério Fonseca. Confiabilidade de vigas em perfis de aço formados a frio com perfurações na alma. 2022. 151 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.