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dc.contributor.authorAlmeida, Thairone Ezequiel de-
dc.contributor.authorMorais, Isabela Carvalho de-
dc.contributor.authorReis, Luciana Paula-
dc.date.accessioned2022-10-07T20:44:34Z-
dc.date.available2022-10-07T20:44:34Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, T. E. de; MORAIS, I. C. de; REIS, L. P. Comportamento de empresários e consumidores de academias de ginástica na adaptação de atividades físicas durante a pandemia de COVID-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/26143>. Acesso em: 29 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15632-
dc.description.abstractA pandemia de Corona Virus Disease 2019 (COVID-19) tem causado momentos de incertezas, neutralizado atividades econômicas e adaptado práticas de rotina. Contudo, nem todos os segmentos empresariais estão preparados para responder rapidamente às eventualidades, sobretudo as Micro e Pequenas Empresas (MPE’s). O elemento central deste artigo foi identificar quais os tipos de comportamento de empresários e consumidores de micro e pequenas academias de ginástica na adaptação das práticas de atividades físicas em tempos de pandemia. O contexto das academias foi escolhido por ser um dos setores da economia mais impactados financeiramente em virtude do isolamento social, proibição de aglomeração de pessoas e da dependência do espaço físico para exercer atividades. Por meio de uma metodologia baseada em netnografia, durante o inverno do ano de 2020 foram coletados e analisados dados de perfis da rede social Instagram de 42 academias, sete personal trainers e 28 consumidores, além de 13 hashstags. Como resultado, foram encontrados quatro tipos de comportamentos de empresários e consumidores, a saber: adaptador, resiliente, desistente e negador. Acredita-se que este artigo irá contribuir no entendimento das mudanças e adaptações de MPE’s em momentos de incertezas. Sob a perspectiva dos empresários de academias de ginástica e seus consumidores, as conclusões provenientes da pesquisa destacam que a pandemia foi um meio para o setor aperfeiçoar o modo de ofertar o serviço por intermédio da adição de novos hábitos e necessidades de consumo que poderão apontar novas rotinas e tendências pós-pandemia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectMomentos de incertezaspt_BR
dc.subjectRuptura de rotinaspt_BR
dc.subjectMicro e pequena empresapt_BR
dc.subjectMoments of uncertaintypt_BR
dc.subjectRoutine disruptionpt_BR
dc.titleComportamento de empresários e consumidores de academias de ginástica na adaptação de atividades físicas durante a pandemia de COVID-19.pt_BR
dc.title.alternativeFitness center entrepreneurs’ and consumers’ behavior in adapting for physical activities during the COVID-19 pandemic.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThe Corona Virus Disease 2019 (COVID-19) pandemic has caused moments of uncertainty, neutralized economic activities, and adapted routine practices. However, some business segments are not prepared to respond quickly to eventualities, especially Micro and Small Enterprises (MSE’s). This article’s central element was to identify the types of behavior of entrepreneurs and consumers of micro and small gyms in adapting physical activity practices in times of a pandemic. We choose the fitness context because it is one of the sectors of the economy that was the most financially impacted due to social isolation, prohibition of agglomeration of people, and dependence on physical space to carry out activities. Through a methodology based on netnography, during the winter of 2020, data from the profiles of the Instagram social network of 42 gyms, 7 personal trainers, and 28 consumers were collected and analyzed, in addition to 13 hashtags. As a result, we found four types of behaviors of entrepreneurs and consumers: adaptor, resilient, quitter, and denier. We believe that this article will contribute to the understanding of MPE’s changes and adaptations in moments of uncertainty. From the perspective of fitness center entrepreneurs and their consumers, the findings from the survey highlight that the pandemic was a means for the sector to improve the way it offered the service through the addition of new habits and consumption needs that could point to new post-pandemic routines and trends.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.26143pt_BR
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