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Título: Compreensão das diretrizes da extensão universitária : uma visão a partir de coordenadores de ação de extensão de uma unidade acadêmica das áreas tecnológicas.
Autor(es): Curi Filho, Wagner Ragi
Silva, Ana Beatriz Oliveira
Fernandes, Laura Gomes
Ventura, Marna Lais Bride
Saravia, Edgard Gregory Torres
Palavras-chave: Visão de coordenadores de ações
Data do documento: 2021
Referência: CURI FILHO, W. R. et al. Compreensão das diretrizes da extensão universitária: uma visão a partir de coordenadores de ação de extensão de uma unidade acadêmica das áreas tecnológicas. Além dos Muros da Universidade, v. 6, n. 1, p. 38-55, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/5174>. Acesso em: 29 abr. 2022.
Resumo: Este artigo apresenta uma análise sobre como professores e técnicos-administrativos que coordenam ações de extensão compreendem as diretrizes da extensão universitária, seja no que diz respeito à sua conceituação, seja no que diz respeito às suas práxis nas ações em que atuam. As diretrizes da extensão universitária consideradas foram: dialogicidade; interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; impacto na formação do estudante e impacto na transformação social. Para alcançar o objetivo, foram entrevistados, com apoio de roteiro semiestruturado,15 coordenadores de ações de extensão, lotados em uma unidade acadêmica das áreas tecnológica de uma universidade pública brasileira, situada no interior do país. As respostas foram agrupadas em blocos de perguntas, categorias e subcategorias. Os blocos de perguntas foram: concepção da ação; características da ação; divulgação e comunicação da ação; diretrizes da extensão; dificuldades enfrentadas na execução da ação e sugestões para os órgãos de gestão universitária. Como resultados, identificou-se que os entrevistados possuem dificuldade de compreender e praticar as diretrizes da extensão universitária, especialmente a dialogicidade. Ademais, as diretrizes interdisciplinaridade e interprofissionalidade e indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão não apareceram em nenhuma resposta, mesmo quando perguntados diretamente sobre as diretrizes da extensão.
Resumo em outra língua: This article presents an analysis of how extension actions coordinators understand university extension guidelines, either with regard to their conception, or with regard to their praxis in the actions in which they work. The university extension guidelines considered were: dialogicity; interdisciplinarity and interprofessionality, teaching-research-extension inseparability; impact on student education and; impact on social transformation. To achieve the objective, it interviewed 15 coordinators of outreach actions, with the support of a semi-structured script, in an academic unit in the technological areas of a Brazilian public university, located in the interior of the country. The answers were grouped into question blocks, categories and subcategories. The blocks of questions were: action conception; characteristics of the action; dissemination and communication of the action; extension guidelines; faced faced in the execution of the action and; suggestions for university management bodies. As a result, it was identified that respondents have difficulty understanding and practicing the guidelines of university extension, especially dialogicity. Furthermore, the interdisciplinarity and interprofessionalism and teaching-extension inseparability guidelines did not appear in any answer, even when asked directly about the extension guidelines.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15396
Link para o artigo: https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/5174
ISSN: 2447-8091
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