A pandemia da COVID-19 como uma questão sociotécnica para a educação científica.

Resumo
O presente artigo tem como interesse analisar aspectos sociotécnicos da pandemia da COVID-19 por meio da descrição de associações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Considerando o cenário pandêmico causado pelo vírus SARS-CoV-2, este estudo se apoia no método de análise da teoria ator-rede, com interesse em questões relacionadas à educação sociocientífica. Para a construção desse estudo, foram elencadas, cronologicamente, as principais ações de combate à COVID-19 no Brasil, no período de janeiro a abril de 2020 e, a partir da análise sobre humanos e não humanos, foi traçada uma rede que evidencia as ações e relações do Ministério da Saúde. Como resultado, vimos as mobilizações que o vírus SARS-CoV-2 provocou em vários campos, como o político, o social, o científico e o tecnológico. A análise de todo esse contexto evidenciou como as conexões de entidades humanas e não humanas vêm gerando novas realidades e diversas incertezas para o futuro. Por meio desta análise pretende-se incentivar a produção de novas intervenções e práticas no ensino de ciências, direcionadas para as necessidades e interesses da sociedade diante do contexto de crises provocado pela pandemia da COVID-19.
Descrição
Palavras-chave
Teoria Ator-Rede, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA
Citação
VIANA, B. M. M. et al. A pandemia da COVID-19 como uma questão sociotécnica para a educação científica. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 1-22, maio/ago. 2021. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14130#:~:text=Como%20resultado%2C%20vimos%20as%20mobiliza%C3%A7%C3%B5es,diversas%20incertezas%20para%20o%20futuro.>. Acesso em: 29 abr. 2022.