Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15149
Título: O poder provedor : transmídia e presença nas artes da cena.
Título(s) alternativo(s): Provider power : transmedia and presence in performing arts.
Autor(es): Siqueira, Adilson
Dias, Ana
Monteiro, Juliana
Mota, Juliana
Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
Pereira, Regilan Deusamar Barbosa
Palavras-chave: Virtuality
Data do documento: 2021
Referência: SIQUEIRA, A. et al. O poder provedor: transmídia e presença nas artes da cena. Ephemera Journal, v. 4, n. 7, jan. /abr. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/4757>. Acesso em: 24 maio 2022.
Resumo: O presente ensaio pretende promover uma análise teórica acerca das noções de Transmídia e Presença nas artes da Cena. A fundamentação teórica busca uma aproximação entre o conceito de performatividade (FÉRAL, 2015) e as noções de virtualidade (LEVY, 2007). Nosso propósito é discutir a capacidade de manipulação do tempo-espaço, considerando diferentes perspectivas sobre a virtualidade encontrada na cena. Após o início da pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2, ampliou-se o processo de discussão acerca do ambiente virtual que levou à transformação do corpo presente na cena a partir de diversos elementos, alterando, em parte, a sua estrutura. Isto difere do que é comumente concebido como arte ao vivo, criando outras leituras para o movimento.
Resumo em outra língua: This essay intends to propose a theoretical analysis about the notions of Transmedia and Presence in performing arts. Our theoretical framework seeks to utilize the concept of performativity (FÉRAL, 2015) and notions of virtuality (LEVY, 2007). The aim is to spark discourse about the ability to manipulate space-time, making use of different perspectives towards the virtuality found within the scene. The discourse concerning virtual environments has intensified since the start of the SARS-COV-2 pandemic. This has led to a shift in the body’s presence on scene, which, in turn, shifted, in part, the structure of the scene itself. Such transformation differs from the commonly understood live art, opening the way for other perspectives on movement.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15149
ISSN: 2596-0229
Licença: Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Ephemera e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Fonte: Revista Ephemera <https://periodicos.ufop.br/ephemera/about/submissions>. Acesso em: 26 maio 2022.
Aparece nas coleções:DEART - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PoderProvedorTransmídia.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.