Bicampeão da fé : um estudo das estratégias de comunicação usadas pelo Sport Club Corinthians paulista na campanha fé alvinegra.
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Data
2019
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Resumo
Com o futebol transformado em negócio, os clubes precisam, cada vez mais, de receitas que fujam das tradicionais,
como bilheteria e comercialização do passe de jogadores. Ademais, como são organizações que lidam com
incertezas, alterando momentos positivos e negativos em curtos espaços de tempo, sujeitas a bom desempenho da
equipe, tornou-se imprescindível a estas instituições, oferecerem condições para que suas marcas ofereçam aos
torcedores uma experiência especial, evitando assim, a dependência das tradicionais fontes de renda e buscando
manter o seu torcedor engajado mesmo nos momentos difíceis. Em paralelo, assiste-se ao surgimento de um
torcedor consumidor que, mais do que pertencer à torcida, busca vivenciar o clube do coração de todas as formas
possíveis. Assim, a demanda pelo Marketing Esportivo cresce a cada ano, tendo o futebol como protagonista. Tal
atividade procura enxergar o consumidor como algo além do que o objetivo a ser buscado, oferecendo a ele uma
oportunidade de participar ativamente, por meio de campanhas interativas de marketing, que atingem a esse
consumidor de uma maneira rápida e efetiva, gerando resultados promissores. O presente artigo visa então, analisar
as estratégias de comunicação utilizadas pelo Sport Club Corinthians Paulista na campanha Fé Alvinegra, realizada
pelo clube e sua patrocinadora, Nike, em 2017. O clube paulista se tornou referência, conquistando prêmios com
grandes campanhas de marketing, como a República Popular do Corinthians, em que o corinthiano podia tirar os
documentos da república, como carteira de identidade e passaporte, além de ocupar cargos como o de Governador
e Congressista. Campanhas deste tipo aproximam o torcedor, fazendo com que este se sinta parte importante da
história da equipe. Metodologicamente o estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, que consiste no
levantamento teórico acerca dos assuntos abordados, e na análise de conteúdo, utilizada a fim de examinar as
estratégias usadas pelo Corinthians na referida campanha. Desta forma, este estudo está estruturado em quatro
tópicos, que abordam a transformação do futebol em negócio; as definições de marketing esportivo, marketing
digital e comunicação integrada de marketing; um breve histórico do clube alvinegro, e a análise da campanha Fé
Alvinegra. Conclui-se que, ao reforçar a identidade do corinthiano, retomando o simbólico momento da conquista
de 1977 e exaltando o amor e a fidelidade do torcedor ao clube, além de tratar este sentimento como religião, com
base na fé e na crença de que no fim tudo dará certo, a campanha desperta os sentimentos de emoção e
pertencimento a algo único, o que estimula o consumo dos produtos.
Descrição
Palavras-chave
Marketing esportivo, Sports marketing
Citação
AZEVEDO, N. M. S. de; MARTINS, N. P. M. Bicampeão da fé: um estudo das estratégias de comunicação usadas pelo Sport Club Corinthians paulista na campanha fé alvinegra. Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE), São Paulo, v. 4, n. 1, 81-97, jan./jun. 2019. Disponível em: <http://revistagestaodoesporte.com.br/mod/page/view.php?id=125>. Acesso em: 24 maio 2022.