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dc.contributor.authorOliveira, Luciana de-
dc.contributor.authorAngelo, Edna da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-15T20:05:43Z-
dc.date.available2022-07-15T20:05:43Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luciana de; ANGELO, Edna da Silva. Funcionamento das bibliotecas universitárias em tempos de pandemia: estudo das informações disponíveis nos sites institucionais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 21., 2020, Goiânia. Anais... Goiânia: SIBI/UFG, 2022. p. 809 - 813. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20307>. Acesso em: 11 jul. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15064-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é conhecer como as bibliotecas universitárias brasileiras divulgaram para os usuários, em seus sites, os procedimentos para atendimento presencial durante a pandemia. Caracteriza-se como descritivo-exploratório. Sobre os procedimentos de coleta e análise de dados, primeiramente, foram listados os 69 sites das bibliotecas das universidades federais brasileiras. Depois, as informações que constavam na página da web foram registradas em uma planilha no Microsoft Excel. A partir da análise dos dados, constatou-se que 46% não possuem qualquer informação sobre atendimento presencial. Somente 6 bibliotecas possuem o plano de retorno disponível e apenas 3 apresentam as possíveis mudanças do atendimento em fases, em consonância com as variações da situação epistemológica da região. Sobre os procedimentos para a devolução de material bibliográfico, a maioria não possui essa informação no site (55%). Quando há a descrição, a preferência é por agendamento prévio (25%), seguida por devolução suspensa (9%). Também, a maior parte não divulgou os procedimentos para empréstimo (58%). Quando há esse dado, depara-se com duas situações: agendamento prévio (26%) e empréstimo suspenso (16%). Os serviços remotos descritos praticamente são os que já eram ofertados à distância antes da pandemia. Por meio dos resultados, percebeu-se a falta e a dispersão de dados relevantes, nas páginas das bibliotecas, sobre os serviços ofertados durante a suspensão das atividades presenciais. Foi possível constatar que é preciso investir em um plano de comunicação para resultados satisfatórios, alcançando maior visibilidade e divulgação para esses serviços, seja em qualquer situação. Só assim, pode-se fortalecer o processo de publicação e o seu alcance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.titleFuncionamento das bibliotecas universitárias em tempos de pandemia : estudo das informações disponíveis nos sites institucionais.pt_BR
dc.title.alternativeFunctioning of university libraries in times of pandemic : study of information available on institutional sites.pt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.abstractenThe aim of this study is to know how Brazilian university libraries disclosed to users, on their websites, the procedures for face-to-face care during the pandemic. It is characterized as descriptive-exploratory. Regarding data collection and analysis procedures, the 69 sites of the libraries of federal universities in Brazil were first listed. Afterwards, the information contained in the website was registered. For this purpose, a spreadsheet was created in Microsoft® Excel®. 46% do not have any information about face-to-face assistance. Only 6 libraries have the return plan available and 3 present possible changes in service in phases, in line with the variations in the epistemological situation in the region. Regarding the procedures for returning bibliographic material, most do not have this information on the website (55%). When there is a description, the preference is for prior appointment (25%), followed by suspended return (9%). Most also did not disclose loan procedures (58%). When there is this data, there are 2 situations: prior appointment (26%) and suspended loan (16%). The remote services described are practically those that were already offered at a distance before the pandemic. Through the results, it was noticed the lack and dispersion of relevant data about the services offered during the suspension of in-person activities on the libraries' pages. It was possible to see that it is necessary to invest in a communication plan for satisfactory results, achieving greater visibility and dissemination for the services offered, in any situation. This is the only way to strengthen the publication process and its reach.pt_BR
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