Novos sujeitos de futuras histórias : a potência da mídia na educação de gênero para a infância.

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Data
2021
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Resumo
Este artigo busca refletir sobre o papel da mídia na educação de gênero de crianças. Ela é utilizada como instrumento metodológico no projeto de extensão Novos sujeitos de futuras histórias, do programa de extensão Sujeitos de suas histórias, da UFOP, para introduzir a crianças entre quatro a seis anos representações de gênero contra hegemônicas, calcadas na igualdade entre meninos e meninas, no respeito às diferenças e na desconstrução dos padrões de feminilidade e da masculinidade tóxica. Mídia e educação, quando articuladas, atuam como elementos que proporcionam às crianças a elaboração de pensamento crítico perante o mundo e perante o patriarcado (LOURO, 2016). Assim, a mídia deixa o espaço do consumo e é repensada como fundamento da cidadania e da justiça de gênero (BUCKINGHAM, 2007).
Descrição
Palavras-chave
Justiça de gênero, Extensão, Gender justice, Extension
Citação
SILVA, K. G. B. da. et al. Novos sujeitos de futuras histórias: a potência da mídia na educação de gênero para a infância. Experiência – Revista Científica de Extensão, Santa Maria, Brasil, v. 7, n. 2, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/66264>. Acesso em: 24 maio 2022.