Aprendizado de máquina aplicado à construção civil : estimativa da resistência à compressão de concretos de escória de aciaria.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Nos últimos anos, estudos vêm sendo conduzidos visando disseminar a reutilização de escória de aciaria como agregado para concretos. Entretanto, a ausência de metodologias para obtenção de traços de concretos de escória de aciaria tem dificultado as pesquisas e comprometido o seu uso em larga escala. Além disso, as metodologias convencionalmente adotadas para a definição de traços de concreto envolvem tabelas empíricas e a necessidade de se moldar e romper corpos de prova, demandando tempo e recursos. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver modelos baseados em aprendizado de máquinas para a previsão da resistência à compressão de concretos de escória de aciaria a partir de seus traços. Para este fim, foi realizado um levantamento de dados de concretos de escória de aciaria na literatura e aplicadas quatro técnicas de aprendizagem de máquina: regressão por vetores suporte (SVR), redes neurais artificiais (ANN), árvore de decisão com algoritmo de boosting (XGBoost) e processo gaussiano de regressão (GPR). Os resultados foram avaliados por meio de três indicadores: erro absoluto médio (MAE), erro quadrático médio (RMSE) e coeficiente de determinação (R²). Numa primeira etapa, os modelos com o banco de dados elaborado foram validados de forma cruzada (k = 10). Em seguida, foram utilizados dados experimentais para validar os modelos construídos. Na primeira etapa, o modelo que alcançou o melhor desempenho foi o ANN, com R² de 0,79, com os demais variando entre 0,68 e 0,73. Os MAEs variaram entre 4,73 e 5,51 MPa. No entanto, a validação experimental obteve resultados insatisfatórios - os modelos de GPR, XGBoost e SVR apresentaram valores de R² negativos. Isso mostra que o tamanho do banco de dados e a variabilidade do resíduo estudado influenciam significativamente a qualidade dos modelos propostos. Desse modo, o presente trabalho traz os primeiros passos para o desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento de traços para concretos não-convencionais. Em última análise, buscamos reduzir o impacto das indústrias siderúrgicas no meio ambiente e contribuir para o entendimento dos fatores que influenciam os traços de concreto.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Escória - metalurgia, Escória de aciaria, Concreto - resistência à compressão, Aprendizado do computador
Citação
PENIDO, Rúben El-Katib. Aprendizado de máquina aplicado à construção civil: estimativa da resistência à compressão de concretos de escória de aciaria. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.