A materialidade das redes sociais no cenário político brasileiro : comunicação e humanidades digitais.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Propomos com a presente pesquisa refletir sobre as ressonâncias das tecnologias digitais de comunicação na sociedade, em especial, examinar como as redes sociais, enquanto componentes significativos dessa vertente, promovem mudanças epistêmicas em suas formas de organização. É nosso objetivo, também, refletir sobre como as infraestruturas e métodos digitais podem contribuir para a compreensão de fenômenos e estruturas sociais formados pelas atividades sociais online e offline. Em vista dos objetivos apresentados, utilizamos neste trabalho uma metodologia híbrida composta pelo método quantitativo de análise de redes sociais e pelo método qualitativo de análise de conteúdo, utilizando ainda métodos de mineração, classificação automática e visualização de grandes quantidades de dados retirados da rede social Facebook. Com esse aparato ferramental nos debruçamos sobre a questão da polarização política da sociedade civil brasileira e direcionamos nosso olhar para as redes formadas por e no entorno de Jair Messias Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva no Facebook, expoentes dos pólos em embate. Com a análise das dinâmicas de associação e dissociação dos nós envolvidos nessa rede, caminhamos no sentido da compreensão das mudanças estruturais e amplificações promovidas pela mediação da atividade social pelas infraestruturas digitais e na apreensão de dinâmicas específicas que contribuem para a condição polarizante da sociedade civil brasileira.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Jair Messias Bolsonaro, Luíz Inácio Lula da Silva, Facebook - rede social on-line, Humanidades digitais, Polarização política
Citação
LIMA, Marcos Túlio Resende. A materialidade das redes sociais no cenário político brasileiro: comunicação e humanidades digitais. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.