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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14639
Título: | Knowledge management in public services : a model applied in a public university. |
Título(s) alternativo(s): | Gestão do conhecimento em serviços públicos : um modelo aplicado em uma universidade pública. |
Autor(es): | Fernandes, June Marques Pereira, Alana Deusilan Sester Reis, Luciana Paula Silva, Sergio Evangelista |
Palavras-chave: | Public administration Service management Knowledge management models Information management |
Data do documento: | 2019 |
Referência: | FERNANDES, J. M. et al. Knowledge management in public services: a model applied in a Public University. Pensamento & Realidade, v. 34, n. 3, p. 107-124, set./dez. 2019. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/46643>. Acesso em: 12 set. 2021. |
Resumo: | Knowledge Management (KM) is a fundamental process for improving the efficiency and effectiveness of organisations, there are few articles that address KM in service environments, especially those in the sphere of public administration. This current situation poses an important gap between the KM in public settings. While in firms the KM practices should be guided to the necessity of firm obtain profits and generate value clients who pay for its products, in public services social wellbeing is the main purpose. In light of this possibility of contributing to the KM literature, in this article we propose a methodology for KM to improve public services. Through an essentially qualitative approach we adopted the case study method to collect data in administrative department in a public university. As a result, it was proposed the knowledge management model to public services settings. |
Resumo em outra língua: | A Gestão do Conhecimento (GC) é um processo fundamental para melhorar a eficiência e a eficácia das organizações. Embora a literatura sobre GC tenha sido extensivamente desenvolvida, existem poucos artigos que abordam a GC em ambientes de serviço, especialmente aqueles na esfera da administração pública. Esta situação atual apresenta uma lacuna importante entre o GC em ambientes públicos. Enquanto nas empresas as práticas de GC devem ser orientadas para a necessidade de obter lucros e gerar valor para os clientes que pagam por seus produtos, nos serviços públicos o bem-estar social é o principal objetivo. Diante dessa possibilidade de contribuir com a literatura sobre GC, neste artigo, propomos uma metodologia para GC para melhoria dos serviços públicos. Assim, por meio de uma abordagem essencialmente qualitativa, adotamos o método de estudo de caso para coletar dados no departamento administrativo de uma universidade pública. Como resultado, foi proposto um modelo de gestão do conhecimento para melhoria dos serviços públicos. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14639 |
Link para o artigo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/46643 |
DOI: | https://doi.org/10.23925/2237-4418.2019v34i3p107-124 |
ISSN: | 2237-4418 |
Aparece nas coleções: | DEENP - Artigos publicados em periódicos |
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