Cenários do currículo de matemática na educação infantil sob o olhar das professoras dos CEMEI.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O artigo situa-se no campo de estudo sobre currículos de Matemática, no qual apresentamos resultado de uma pesquisa que investigou a compreensão revelada por um grupo de professoras da Educação Infantil em relação à Matemática e ao seu currículo. Os dados de análise referem-se à colaboração de oito professoras, coletados a partir de entrevista semiestruturada. Trata-se de um estudo de caso, em que o marco teórico se reporta ao currículo como proposta de formação e constituição de identidades; à Matemática como instrumento que contribui para o desenvolvimento das crianças; às crenças e concepções acerca de currículo e do papel da Matemática nas práticas de ensinar e aprender. Os resultados indicam que as professoras não têm dificuldades de identificar como o currículo de Matemática está inserido na prática cotidiana de sua própria atuação em sala de aula; que as dificuldades estão relacionadas à busca, planejamento e elaboração das atividades cotidianas relativas à Matemática.
Descrição
Palavras-chave
Educação matemática, Crenças e concepções, Mathematics education, Beliefs and conceptions
Citação
SANTOS, F. A. dos; JANUARIO, G. Cenários do currículo de matemática na educação infantil sob o olhar das professoras dos CEMEI. VIDYA, Santa Maria, v. 40, n. 2, p. 43-63, jul./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3323>. Acesso em: 25 ago. 2021.