Realidade aumentada aplicada à redução de riscos na segurança do trabalho em subestações elétricas.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As atividades que envolvem energia elétrica estão inseridas entre as mais perigosas e mais danosas ao trabalhador que as desempenham. Assim, o objetivo geral desse trabalho consiste em desenvolver uma aplicação da tecnologia de realidade aumentada móvel como meio de orientação de acesso e instruções de segurança junto a operadores/mantenedores de subestações elétricas. Para tanto, inicialmente, foi modelada uma subestação elétrica simplificada em 3D para experimentação em realidade virtual e, assim, avaliar a experiência do usuário quanto ao uso do protótipo e definir quais são os principais requisitos que podem ser utilizados para construção da aplicação final. A partir dos resultados obtidos, foi projetado em realidade virtual o arranjo físico e os equipamentos de uma subestação elétrica industrial do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (São Luís-MA). Em seguida, foi desenvolvido um protótipo de realidade aumentada usando o Unity 3D e o Vulforia para a plataforma Android. Este aplicativo permite ler tags instaladas nos equipamentos da subestação e faz a identificação dos EPIs recomendados, da distância segura para trabalho e exibe os principais parâmetros dos painéis elétricos (diagramas unifilares detalhados, corrente de curto circuito, tensão elétrica, entre outros).
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Choque elétrico, Energia incidente, Riscos em eletricidade, Acidente - prevenção, Segurança do trabalho
Citação
ROCHA, Victor Menezes. Realidade aumentada aplicada à redução de riscos na segurança do trabalho em subestações elétricas. 2021. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.