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Título: Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.
Autor(es): Sampaio, Gustavo Ferreira de Oliveira
Orientador(es): Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
Palavras-chave: Música
Teatro
Bertolt Brecht
Data do documento: 2021
Membros da banca: Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho
Maciel, Paulo Marcos Cardoso
Referência: SAMPAIO, Gustavo Ferreira de Oliveira. Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão. 2021. 260 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Esta dissertação tem como foco uma pesquisa acerca do trabalho sonoro-musical, desenvolvido no espetáculo O Pão e a Pedra (2016) pela Companhia do Latão. Esta é uma peça em que é possível notar um trabalho estético-político muito presente , cujo o tema central trata-se sobre o universo do trabalho, relacionado a greve do ABC paulista, em São Bernardo do Campo -SP EM 1979, também sobre mudanças de coordenada política da época, e as questões de luta de classes. Tal como Bertolt Brecht aplicava a estética do Teatro Épico/ dialeto em seus espetaculos no século XX, como de recursos narrativos , de corais, de musicas, do estranhamento, entre outros, faço um paralelo de como esses potentes recursos se refletem no trabalho da CIA do Latão. Pensando principalmente em como a sonoplastia e a musica, importantes matrizes da cena épica, aparecem em um viés estético, reflexivo, e por um princípio da crítica das contradições neste espetáculo. E também, neste sentido, apresento algumas das diferenças aplicação sonoro-musical em O Pão e a Pedra (2016), não trabalhada apenas como estética pura.
Resumo em outra língua: This dissertation focuses on research about the sound-musical work, developed in the show O Pão ea Pedra (2016) by Companhia do Latão. This is a piece in which it is possible to notice a very present aesthetic-political work, whose central theme is the universe of work, related to Greve do ABC Paulista, in São Bernardo do Campo -SP IN 1979, also about coordinate changes politics of the time, and as questions of class struggle. Just as Bertolt Brecht applied the aesthetics of Epic Theater / dialect in his shows in the 20th century, such as narrative resources, choirs, music, estrangement, among others, I make a parallel of how these powerful resources are reflected in the work of the CIA of Brass. Thinking mainly about how sound design and music, important matrices of the epic scene, appear with an aesthetic, reflective bias, and for a principle of criticism of the contradictions in this show. And also, in this sense, I present some of the differences in sound-musical application in O Pão ea Pedra (2016), not only worked as a pure aesthetic.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14261
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