Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução.

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Data
2019
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a elaboração de comparações por crianças de 3 a 11 anos para explicar o processo de dissolução. Os dados foram coletados em entrevistas individuais semiestruturadas e sua análise evidenciou que as crianças foram capazes de elaborar diferentes tipos de comparações que se diferenciam com relação ao grau de abstração. Outra evidência foi a de que as experiências vivenciadas e o conhecimento das crianças influenciam no tipo de comparação que elas são capazes de elaborar. Por meio dessas comparações, elas expressaram ideias sobre o processo de dissolução como: desaparecimento, derretimento, transmutação e desintegração. Com base nessa análise, apoiamos a hipótese de outros autores de que há uma progressão nos tipos de comparação que as crianças elaboram ao longo de sua vida, passando de comparações superficiais para aquelas que envolvem o mapeamento de relações de similaridade entre os domínios comparados, mas que a idade não é o fator determinante do tipo de comparação que elas irão elaborar. No contexto do Ensino de Ciências, o qual envolve processos de significação de conceitos, destacamos a necessidade de que os professores compreendam como as crianças elaboram suas comparações para explicá-los.
Descrição
Palavras-chave
Raciocínio analógico, Analogical reasoning
Citação
CIRNO, C. M.; OLIVEIRA, T. M. A; MOZZER, N. B. Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução. Ciências & Cognição, v. 24, p. 227-244, 2019. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1538>. Acesso em: 10 jun. 2021.