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Título: Reflexões sobre a produção de modelos didáticos de biologia no PIBID.
Título(s) alternativo(s): Reflections on the production of teaching models of biology in PIBID.
Autor(es): Almeida, Sheila Alves de
Palavras-chave: Formação
Recursos didáticos
Produção de modelo
Data do documento: 2021
Referência: ALMEIDA, S. A. de. Reflexões sobre a produção de modelos didáticos de biologia no PIBID. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 1, p. 137-150, fev. 2021. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11469>. Acesso em: 12 maio 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar uma proposta de construção de modelos em uma oficina ministrada para os bolsistas do PIBID/Biologia da Universidade Federal de Ouro Preto. Para tanto, foram analisados 14 relatos de estudantes de licenciatura que participaram de um curso de produção de modelos em argila. A partir dessa análise foi possível perceber alguns indícios recorrentes nos discursos e estabelecer categorias em relação ao processo vivido na construção dos modelos. Inicialmente, os modelos eram vistos pelos estudantes como cópia da realidade. A construção das peças levou a maioria dos estudantes a aprender sobre a estrutura representada e que os modelos como sistema de representação dos objetos, que se relacionam com a realidade, mas não representam a realidade em si. Dessa maneira, o resultado da atividade proporcionou aos estudantes a reflexão de que o conhecimento sobre as peças não é acessível de maneira direta e que a confecção das peças é uma expressão simbólica da mesma.
Resumo em outra língua: This work aims to analyze a proposal to build models in a workshop given to PIBID / Biology fellows at the Federal University of Ouro Preto. To this end, 14 reports from undergraduate students who participated in a clay model production course were analyzed. From this analysis it was possible to perceive some recurring evidence in the speeches and to establish categories in relation to the process experienced in the construction of the models. Initially, the models were seen by students as a copy of reality. The construction of the pieces led most students to learn about the represented structure and that the models as a system of representation of objects, which are related to reality, but do not represent reality itself. Thus, the result of the activity provided students with the reflection that knowledge about the pieces is not directly accessible and that the making of the pieces is a symbolic expression of the same.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13855
DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i1.11469
ISSN: 2595-4520
Licença: Os trabalhos publicados pela revista Insignare Scientia está sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: Revista Insignare Scientia <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/about>. Acesso em: 11 maio 2021.
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