Yoga e saúde mental : impacto da prática na depressão, ansiedade, estresse e variabilidade da frequência cardíaca.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Atualmente, há uma alta prevalência de sintomas de ansiedade, depressão e estresse na população e isso tem gerado um impacto negativo na saúde física e mental dos indivíduos. A variabilidade da frequência cardíaca (VFC), que consiste em um método não-invasivo que avalia a atividade do sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático (vagal) sobre o coração, também tem sido impactada negativamente. O yoga, uma prática antiga que engloba exercícios físicos, respiratórios e meditativos, tem sido utilizada para melhoria do bem estar físico e mental. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da prática de Shivam Yoga sobre a ansiedade, depressão, estresse e VFC em adultos saudáveis. Utilizou-se uma amostra composta por 35 adultos saudáveis que foi dividida de forma randomizada entre grupo praticante de yoga (N = 15) e o grupo controle (N=20). O grupo praticante recebeu treinamento de Shivam yoga 2x por semana com duração de 60 min por 10 semanas. Os voluntários de ambos os grupos foram avaliados antes e após as 10 semanas. Cada avaliação consistiu no preenchimento de questionários de hábitos de vida e saúde geral para caracterização da amostra e de instrumentos psicológicos (Inventário de Depressão de Beck, Inventário de Ansiedade de Beck e Inventário de sintomas de estresse para adultos de Lipp), e coleta da VFC (SDNN (Desvio padrão dos intervalos entre as ondas RR do eletrocardiograma), RMSSD (Raiz quadrada da média dos quadrados das diferenças entre os intervalos RR adjacentes em um intervalo de tempo); HF (Alta frequência); LF (Baixa frequência).) durante a visualização de imagens neutras da antropometria (massa e estatura) e do condicionamento aeróbico pressão arterial (PA), frequência cardíaca (FC) e volume de oxigênio (VO2). O grupo que praticou yoga apresentou redução da depressão (p=0,002), aumento do LF (p=0,007) e nas análises qualitativas o estresse apresentou redução dos valores. Não houve modificação dos demais parâmetros. O grupo controle não apresentou nenhuma mudança na comparação entre os momentos antes e após as 10 semanas. Concluiu-que a prática de Shivam yoga pode melhorar os sintomas de depressão e o componente LF da VFC, que representa a atividade simpática. Dessa forma, sugere-se que essa prática possa ser utilizada como terapia complementar contribuindo para a melhora da saúde física e mental dos praticantes.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas, Pró-Reitoria de Pesquisa de Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Ioga - budismo tântrico, Saúde mental, Variabilidade do batimento cardíaco, Ansiedade, Depressão mental
Citação
SOUZA, Fabiana Cristina de Oliveira. Yoga e saúde mental: impacto da prática na depressão, ansiedade, estresse e variabilidade da frequência cardíaca. 2021. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.