A teoria ator-rede em uma sequência didática para discussão do tema ecossistemas e suas transformações.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo se fundamentou na teoria ator-rede e investigou processos de ensino e aprendizagem no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Belo Horizonte a partir de uma sequência didática que discute sobre ecossistemas e suas transformações. Tomamos esse processo como uma prática sociomaterial em que a aprendizagem decorre de um processo de associação entre humanos, artefatos naturais e tecnológicos construídos por meio de uma rede de múltiplos fatos, objetos e pessoas e nos dedicamos a responder: Como o conhecimento sobre o ecossistema e suas transformações é mobilizado por meio de um conjunto de atividades em uma sequência didática, das quais se destaca uma trilha ecológica? Em nossos resultados, constatamos que as atividades possibilitaram uma experiência que abarca aspectos e assuntos que envolvam o sujeito e seu entorno, caracterizado-se como uma “aprendizagem estética”, o que propicia uma educação científica que amplia percepções sobre ambiente dos estudantes.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem estética, Ensino fundamental II
Citação
DRESSLER, F. C. dos. S.; SILVA, F. A. R. e.; KATO, D. S. A teoria ator-rede em uma sequência didática para discussão do tema ecossistemas e suas transformações. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 4, n. 2, p. 165-188, ago. 2020. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/24220>. Acesso em: 12 maio 2021.