O vídeo no rádio : apropriação ou transposição do modelo televisivo?

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Data
2020
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Resumo
A partir de discussões sobre rádio expandido (KISCHINHEVSKY, 2016) e convergência de mídias (JENKINS, 2009), esta pesquisa discorre sobre a apropriação do formato de vídeo que é feita pela Rádio 98 FM, de Belo Horizonte-MG, a primeira Web Rádio TV brasileira, nas transmissões de seus programas ao vivo pela plataforma 98 Live e por seus perfis oficiais no Twitter e Instagram, página oficial no Facebook e grupos oficiais no Telegram. Assim, apresenta como problema central a seguinte pergunta: Quais aspectos visuais são adotados pela Rádio 98 FM na apropriação do formato de vídeo? Esta pesquisa se desenvolve com base teórica em Dubois (2014) e Castells (2009) para tratar sobre vídeo streaming e imagem. Canelas (2010) e Gerbase (2012) para falar sobre recursos e técnicas comumente utilizados no cinema e TV. Lopez (2012), Victor (2017), Rossetto (2018) e Rangel (2019) são referências para discutir sobre a apropriação de vídeo que hoje é feita por emissoras de rádio. Breed (1993) e Traquina (2005) entram como base de autores para discutir sobre as conformidades na estrutura organizacional dentro do contexto radiofônico. Assim, como metodologia, esta pesquisa adota a Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2011). E a partir de seis categorias, treze unidades de registro e uma entrevista, apresentamos a análise dos 11 programas da rádio e dos vídeos publicados dentro das redes sociais nos dias 24 e 26 de outubro de 2020. Como resultados, observa-se que a emissora se apropria de diversas técnicas e recursos comumente utilizados na TV e cinema, porém ela ainda mantém centralidade narrativa no áudio durante as transmissões de seus programas ao vivo. A emissora também apresenta uma nova proposta de apropriação do formato de vídeo pelo viés de imagem como modelo de negócio no rádio (AVELAR; SCATULINO; GONÇALVES, 2018), se transformando, além de rádio, em momentos específicos por meio da transmissão em formato de vídeo, em um veículo de características semelhantes ao modelo televisivo.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Apropriação - arte, Audiovisual, Convergência tecnológica, Radiodifusão
Citação
RODRIGUES, Nivaldo Damasceno. O vídeo no rádio: apropriação ou transposição do modelo televisivo?. 2020. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.