O uso da análise multicritério como ferramenta para a formulação de projetos de reabilitação de áreas urbanas degradadas.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A urbanização e práticas inadequadas de uso da terra em ambientes urbanos podem conduzir à degradação de Áreas Verdes Urbanas (AVU), impactando na qualidade ambiental das cidades, na biodiversidade e também no bem-estar socioeconômico dos cidadãos. Sendo assim, para o desenvolvimento sustentável das cidades é indispensável a existência desses ecossistemas naturais em ambientes urbanos, bem como a manutenção de sua integridade. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar o status de degradação de uma AVU na cidade de Contagem (MG/BR), que foi alvo de interferência antrópica caracterizada por invasão, com posterior supressão da vegetação seguida de terraplanagem, alterando a paisagem local e degradando a área. Uma abordagem ainda pouco aplicada no estudo de áreas urbanas degradadas, a união de cartografia digital e análise multicritério (AMC), foi utilizada com o intuito de se determinarem áreas prioritárias para reabilitação. Para tal, foi realizado um sobrevoo com um VANT, obtida uma ortofoto de alta resolução da área, que permitiu a criação de um Modelo Digital do Terreno (MDT) e a análise da área com maior riqueza de detalhes. Em uma malha quadrangular foram definidos 50 pontos para medições e coleta de amostras. Foram criados 8 mapas base: declividade (determinada a partir do MDT); estratificação da vegetação; resistência mecânica à penetração e tempo de infiltração da água no solo (medidas in situ); além de granulometria (percentuais de areia grossa, fina, silte e argila), pH, teor de matéria orgânica e NPK a partir de concentrações de nitrogênio, fósforo e potássio (obtidas em laboratório com as amostras de solo). Com a Combinação Linear Ponderada - CLP (uma abordagem AMC), os mapas base receberam pesos por meio da Análise Hierárquica de Processos (AHP) e foram somados algebricamente, gerando mapas de Susceptibilidade à Erosão e de (In)Fertilidade da área. A soma desses mapas resultou no Mapa Final para Intervenção da Área, que apontou os locais prioritários para a reabilitação ambiental da AVU. A partir desse mapa foram evidenciadas cinco áreas altamente vulneráveis a processos erosivos e com baixa fertilidade, que devem ser alvos preferenciais para as ações de conservação do solo, bem como para o reestabelecimento de nutrientes e matéria orgânica, indispensáveis para a restauração florestal na área.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Análise multicritério, Sistema integrado de gestão, Meio ambiente - reabilitação, Áreas verdes urbanas, Urbanização - reabilitação
Citação
PEREIRA, Carlos Wagner Horta Santos. uso da análise multicritério como ferramenta para a formulação de projetos de reabilitação de áreas urbanas degradadas. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental) – Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.