Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13533
Título: A construção da profissionalidade docente no estágio supervisionado.
Título(s) alternativo(s): The construction of the teacher professionality along the supervised internship.
Autor(es): Pires, Nair Aparecida Rodrigues
Palavras-chave: Formação de professor
Teacher training
Data do documento: 2020
Referência: PIRES, N. A. R. A construção da profissionalidade docente no estágio supervisionado. Revista Triangulo, v. 13, n. 1, p. 140-159, 2020. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4360>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre o Projeto Didático, fruto da experiência desenvolvida no âmbito do estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Música, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no primeiro semestre do ano de 2019. O Projeto tomou como referencial teórico a profissionalidade docente, entendida como aquilo que é específico na ação docente e que se constrói a partir da experiência e da prática no campo de trabalho, apoiada em saberes teóricos, práticos e da reflexão ética. Desenvolvido ao longo de um semestre letivo, o Projeto se estruturou em 04 etapas, articuladas entre si: 1-Preparação; 2- Interação com a escola (observação da escola e da sala de aula); 3- Intervenções (planejamento, realização, avaliação); 4- avaliação (seminários, relatório final). As Pautas Didáticas foram elaboradas com o objetivo de proporcionar aos futuros professores maior compreensão do fenômeno educativo a partir de processos de observação, reflexão, problematização, elaboração e realização de práticas de ensino. O Projeto Didático apoiado nas Pautas Didáticas potencializou o processo de reflexão sobre a organização da gestão da classe e gestão dos aprendizados no processo de ensino e de aprendizagem.
Resumo em outra língua: This article aims to reflect on the Didactic Project, as a result of the experience developed within the supervised internship scope of the Degree in Music, in Federal University of Ouro Preto (UFOP), during the first semester/2019. The Project took teacher professionality as a theoretical reference, understood as the specific teaching action constructed from the experience and the practice in the working field, supported on theoretical and practical knowledge and the ethical reflection. Developed over college semester, the Project was structured on 04 stages, articulated with each other: 1 - Preparation; 2 - Interaction with the school (school and classroom under observation); 3 - Interventions (planning, accomplishment, appraisal); 4 - Assessment (seminars, final report). Didactic Guidelines were made in order to provide to future teachers a better understanding of the educational phenomenon from observation, reflection, questioning, elaboration and accomplishment of teaching practices processes. The Didactic Project supported by the Didactic Guidelines enhanced the process of reflection on the organization of class management and learning management in the teaching and leanrning process.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13533
DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.4360
ISSN: 2175-1609
Licença: Este artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEMUS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConstruçãoProfissionalidadeDocente..pdf278,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.