Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13497
Título: Liberdade de expressão e ofensa religiosa.
Título(s) alternativo(s): Freedom of speech and religious offense.
Autor(es): Miranda, Sérgio Ricardo Neves de
Palavras-chave: Censura
Conservadorismo
Princípio do dano
Harm principle
Offense principle
Data do documento: 2020
Referência: MIRANDA, S. R. N. de. Liberdade de expressão e ofensa religiosa. Revista Brasileira de Filosofia da Religião, Brasília, v. 7, n. 1, p. 96-119, jul. 2020. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/rbfr/article/view/33294>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: Neste artigo, argumento contra a censura de trabalhos artísticos consideradas ofensivas por crentes religiosos. Inicialmente, discuto o princípio do dano de Mill e o princípio da ofensa de Feinberg. Mostro que eles não formam uma base para a censura. Em seguida, mostro que o conservadorismo moral também falha como base para a censura. Apresento uma parte do argumento de Mill a favor da liberdade de expressão e debate e concordo com a sua conclusão, mas proponho que a liberdade de expressão e debate não é incompatível com a crença religiosa.
Resumo em outra língua: In this article, I argue against censoring artistic works taken as offensive by religious believers. Initially, I discuss Mill's harm principle and Feinberg's offense principle. I show that they do not form a basis for censorship. Next, I show that moral conservatism also fails as a basis for censorship. I present part of Mill's argument for freedom of speech and debate and agree with its conclusion, but I also propose that freedom of speech and debate is not incompatible with religious belief.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13497
ISSN: 2358-8284
Licença: This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEFIL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LiberdadeExpressãoOfensa.pdf368,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.