Cobertura verde como alternativa sustentável para geração de renda em habitações de interesse social.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Frente ao déficit habitacional nacional, fazem-se necessárias propostas de Habitações de Interesses Social (HIS) que possam atenuar esse problema, atendendo às necessidades dos usuários quanto a critérios de segurança e habitabilidade e, também, aos aspectos sociais e econômicos. Sistemas construtivos industrializados, como as construções metálicas, por suas características inerentes podem contribuir consideravelmente com esses fatores. Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo investigar se a implantação de cobertura verde em condomínio de HIS na cidade de Ouro Preto, MG, configura uma alternativa sustentável, capaz de gerar renda para auxiliar no custeamento de financiamento da edificação. A metodologia é pautada em um estudo de caso de caráter dedutivo tendo sido realizados trabalho de campo em parceria com universidades brasileiras e norte-americanas. Os resultados mostraram que além dos diversos benefícios ambientais das coberturas verdes em maior ou menor escala, o cultivo de horta em HIS pode contribuir significativamente com a complementação da renda familiar para pagamento das parcelas de financiamento. Foram avaliados dois cenários: o primeiro com o cultivo de três espécies distintas em mesma proporção de área e o segundo com maior disposição de área para a espécie mais rentável. O segundo cenário se mostrou mais lucrativo e a renda mensal gerada corresponde a 65% e 99% do valor da 1ª e 234ª parcelas, respectivamente e, a partir desta parcela, a renda simulada cobriria o valor das parcelas gerando lucro, podendo alcançar até 130% na 420ª parcela, a última do financiamento. Com a adoção de métodos como o cultivo por células, rotação de culturas, uso de compostagem e combate natural às pragas é possível aprimorar o resultado no cultivo das hortas. Visando ainda a eficiência do sistema e da edificação para complementação de renda foi possível inferir que o uso de aquecedores solares, energia fotovoltaica, águas de aquíferos locais e reuso de águas cinzas e pluviais podem contribuir significativamente para economia familiar, além se serem estratégias que minimizam impactos ambientais.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia das Construções. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Habitação popular, Construção metálica, Sustentabilidade, Cobertura - engenharia
Citação
PEREIRA, Rondinelly Geraldo. Cobertura verde como alternativa sustentável para geração de renda em habitações de interesse social. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia das Construções) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.