Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13383
Title: Artesanato e mídia : quando o midiático atravessa o tradicional.
Other Titles: Crafts and media : when the media surpasses the traditional.
Authors: Prado, Denise Figueiredo Barros do
Keywords: Cultura midiática
Práticas culturais
Media culture
Cultural practices
Issue Date: 2020
Citation: PRADO, D. F B. do. Artesanato e mídia: quando o midiático atravessa o tradicional. Animus, Santa Maria, v. 19, n. 40, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/34110>. Acesso em: 24 maio 2021.
Abstract: Neste artigo, discute-se como as produções artesanais revelam articulações entre a cultura popular e o midiático a partir da observação e análise do artesanato de Mariana (MG). Isto se deve à percepção de que tais produções são fortemente vinculadas à cultura midiática, especialmente pela incorporação de personagens de HQs famosos e desenhos animados (como Minions, Homem Aranha e Galinha Pintadinha). Entende-se que o surgimento deste tipo de produção artesanal se constitui como um fenômeno privilegiado para a compreensão da forma como o contexto midiático contemporâneo é processado e articulado às práticas culturais populares. Para entender este cenário, buscamos as contribuições de Canclini (2015), relativos à hibridização, e Certeau (2008, 2009) sobre as práticas culturais, entre outras contribuições teórico-conceituais.
metadata.dc.description.abstracten: In this article, it is discussed how craft productions reveal the connections between popular and media culture based on the observation and analysis of the craft of Mariana (MG). This is due to the perception that such productions are strongly linked to the media culture, especially by the incorporation of characters of famous comics and cartoons (for instance Minions, Spiderman and Galinha Pintadinha). It is understood that the emergence of this type of craft production constitutes a privileged phenomenon for the understanding of how the contemporary media context is processed and connected to popular cultural practices. To understand this scenario, we took into consideration the concepts of Canclini (2015), regarding hybridization, and Certeau (2008, 2009) on cultural practices, among other theoretical-conceptual contributions.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13383
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5902/2175497734110
ISSN: 2175-4977
metadata.dc.rights.license: Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Appears in Collections:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ArtesanatoMídiaMidiático.pdf626,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.