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Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorCoração, Cláudio Rodrigues-
dc.contributor.authorVieira, William David-
dc.date.accessioned2021-07-13T14:43:38Z-
dc.date.available2021-07-13T14:43:38Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationCORAÇÃO, C. R.; VIEIRA, W. D. Ídolos de uma decadência perversa: melodrama, frivolidade e o semblante da melancolia na (des)construção de ícones midiáticos. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, v. 8, n. 17, p. 66-92, jun. 2020. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/3785>. Acesso em: 24 maio 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2318-5694-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13370-
dc.description.abstractNeste artigo, travamos um debate em torno do que definimos como decadência ou ontologia de uma perversidade midiática dentro da cultura pop, por meio da análise de quatro personagens (ou ícones). São eles: Norma Desmond (Crepúsculo dos Deuses, filme de 1950), Toni Roy Show (conto de João Antônio), BoJack Horseman (personagem da série homônima de 2014) e a cantora Lana Del Rey, com seu videoclipe Blue Velvet. Trabalhamos a ideia de que os personagens são exemplos de um mesmo sufocamento, que torna autômato e hermético um processo de fabricação e destruição de ícones midiáticos. Orquestramos metodologicamente tais questões por meio de três categorias analíticas (melodrama, frivolidade e semblante da melancolia), que nos levam a perceber o funcionamento dessa decadência, símbolo de operação do pop.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPoppt_BR
dc.titleÍdolos de uma decadência perversa : melodrama, frivolidade e o semblante da melancolia na (des)construção de ícones midiáticos.pt_BR
dc.title.alternativeIdols of a perverse decadence : melodrama, frivolity and the visage of melancholy in the (de)construction of media icon.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseA reprodução de artigos publicados na Tríade é permitida com indicação da fonte. Fonte: Tríade - Revista de Comunicação, Cultura e Mídia <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/about/submissions>. Acesso em: 02 fev. 2018.pt_BR
dc.description.abstractenIn this article, we set a debate over what we define as decadence or ontology of a media perversity within pop culture, through the analysis of four characters (or icons). They are: Norma Desmond (Sunset Boulevard, a 1950s movie), Toni Roy Show (a short story from João Antônio), BoJack Horseman (character from a 2014 series of the same name) and singer Lana Del Rey with her Blue Velvet music video. We work with the idea that the characters are examples of the same suffocation, which makes a process of making and destroying media icons automaton and hermetic. We methodologically orchestrated these issues through three analytical categories (melodrama, frivolity and the visage of melancholy), which lead us to perceive the working of this decadence, symbolic of pop's operation.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n17p66-92pt_BR
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