Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13354
Título: Do passado ao presente, do preto e branco à cor : restituições da memória de Auschwitz.
Título(s) alternativo(s): From past to present, from black and white to color : reconstitution of memory of Auschwitz.
Autor(es): Santos, Ana Carolina Lima
Teixeira, Rafael Tassi
Palavras-chave: Photography
Colorization
Temporalidades
Holocausto
Data do documento: 2020
Referência: SANTOS, A. C. L.; TEIXEIRA, R. T. Do passado ao presente, do preto e branco à cor: restituições da memória de Auschwitz. E-Compós, Brasília, v. 23, jan./dez. 2020. Disponível em: <https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1925>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: Este artigo observa a construção da potência mnemônica em Faces of Auschwitz, projeto da colorista Marina Amaral que resgata retratos de identificação feitos no campo de extermínio nazista e os põe em cores. O trabalho é apreendido pelo modo como reordena e subverte o propósito das imagens originais, levando-as da tentativa de assujeitamento à capacidade de comemoração e de restituição da memória das vítimas do Holocausto, assentada nos vestígios de humanidade e de dor. O registro da jovem Czesława Kwoka, produzido pelo então prisioneiro Wilhelm Brasse e colorizado por Amaral, além de outros retratos, são tomados como ponto de partida para as discussões aqui propostas.
Resumo em outra língua: This article examines the construction of mnemonic potency in Faces of Auschwitz, project made by the colorist Marina Amaral that recuperates registration pictures took in the Nazi extermination camp and puts them in color. The work is apprehended by the way in which it reorders and subverts the purpose of original images, switching them from the attempt of subjection to the capacity for commemoration and restitution of Holocaust victims’ memory, based on the vestiges of humanity and pain. As a starting point for the discussion proposed here, the paper explores some portraits, as the one that depicts Czesława Kwoka, produced by the prisoner Wilhelm Brasse and colored by Amaral.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13354
DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1925
ISSN: 1808-2599
Licença: Este artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PassadoPresentePreto.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.