Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCorrêa, Hércules Tolêdopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Ana Lúcia de-
dc.date.accessioned2021-07-07T16:37:27Z-
dc.date.available2021-07-07T16:37:27Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Lúcia de. Práticas de leitura literária dentro e fora dos muros da escola: análise da experiência do projeto de extensão Carro-Biblioteca da UFOP. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13347-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se situa no âmbito das práticas metodológicas em Educação, tendo como objetivo geral analisar a importância das práticas de leitura no processo de letramento literário, a partir de um trabalho articulado dentro e fora dos muros da escola, considerando as contribuições proporcionadas pelo Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP. Elencamos como objetivos específicos: identificar e analisar possíveis relações entre os processos de alfabetização de letramento e de letramento literário; descrever analiticamente o trabalho do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP; identificar e analisar as práticas de letramento literário desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP e suas contribuições para o processo de alfabetização dos alunos de uma escola pública num dos “morros” de Ouro Preto. Com o intuito de atingir os objetivos expostos, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa na coleta e na análise dos dados, por meio de pesquisa documental e realização de entrevistas semiestruturadas, nas quais buscamos a influência do letramento literário promovido pelo Carro-Biblioteca da UFOP na alfabetização dos alunos de duas turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Juventina Drummond, localizada no Morro Santana em Ouro Preto (MG). O corpus da pesquisa foi constituído por 12 entrevista semiestruturadas, realizadas com cinco professoras das turmas de alfabetização da referida escola, a supervisora que acompanhava o trabalho das docentes, duas bolsistas e quatro ex-bolsistas que atuavam no Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP. O aporte teórico-metodológico buscou embasamento nas ideias defendidas por pesquisadores como: Bakhtin (1997), Bardin (2006), Bogdan e Biklen (1994), Candido (2011), Corrêa (2016), Cosson (2007, 2013), Gatti (2011), Kleiman (1995), Minayo (2001), Mortatti (2004, 2008, 2014), Paulino (2001, 2004, 2009, 2010), Rojo (2004, 2009), Soares (2002, 2003, 2004, 2006, 2007), Street (1995, 2003, 2007, 2010, 2012, 2013), Zappone (2013). Os resultados da pesquisa demonstraram algumas contribuições que a parceria entre o trabalho realizado no Carro-Biblioteca e a Escola Municipal Professora Juventina Drummond trouxeram para as duas turmas de alfabetização desta instituição, entre as quais: 1) evidenciamos que as práticas de leitura literária promovidas pelo Projeto de Extensão contribuíram para que a alfabetização acontecesse em consonância com o letramento literário; 2) constatamos uma receptividade positiva do trabalho realizado pelo projeto entre todos os seus participantes, bem como um esforço conjunto de pais, famílias, professores, bolsistas e a comunidade para chamar a atenção dos educandos quanto à importância do ato de ler; 3) detectamos diversos pontos positivos do trabalho realizado pelo projeto em relação ao incentivo e à mediação de leitura, proporcionando às crianças estratégias para a construção da formação leitora; 4) percebemos que o contato dos alunos com um diversificado acervo literário em um ambiente diferente permitiu uma leitura agradável e prazerosa, o que auxilia no alfabetizar letrando; 5) tomando como referência a fala das entrevistadas, identificamos que as interações entre as crianças que aconteciam durante as práticas literárias subsidiaram o desenvolvimento da linguagem, imaginação, criatividade e construção de significados, ingredientes indispensáveis para uma alfabetização articulada ao letramento literário. Por fim, espera-se que o resultado deste estudo sirva para evidenciar a importância desse Projeto de Extensão nos espaços escolares e não escolares onde atua. E que seja implementado em outros bairros ou até em municípios próximos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectAlfabetização da criançapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectFotografia coloridapt_BR
dc.titlePráticas de leitura literária dentro e fora dos muros da escola : análise da experiência do projeto de extensão Carro-Biblioteca da UFOP.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeCorrêa, Hércules Tolêdopt_BR
dc.contributor.refereeJorge, Gláucia Maria dos Santospt_BR
dc.contributor.refereePinheiro, Marta Passospt_BR
dc.description.abstractenThis research is within the scope of methodological practices in education, with the general objective of analyzing the importance of reading practices in the literary literacy process, from an articulated work inside and outside school, considering the contributions provided by UFOP’s Library Car Extension Project (Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP). The specific objectives are: to identify and analyze possible relationships between literacy and literary literacy processes; describe the work made by UFOP’s Car Library Extension Project analytically; to identify and analyze the literary literacy practices developed by UFOP’s Library Car Extension Project and their contributions to the literacy process of students from a public school in one of the suburbs in Ouro Preto. In order to achieve the objectives previously mentioned, a qualitative research in the collection and analysis of data was conducted through documentary research and it was also conducted semi-structured interviews, in which the influence of literary literacy promoted by UFOP’s Library Car on literacy of students from two first-grade classes of elementary school at Escola Municipal Professora Juventina Drummond was sought, located in Morro Santana in Ouro Preto - MG. The research corpus consisted of 12 semi-structured interviews, carried out with five teachers from the literacy classes of that school, the supervisor who accompanied the work of the teachers, two scholarship students and four former scholarship students who worked at UFOP’s Library Car Extension Project. The theoretical-methodological contribution sought to support the ideas defended by researchers such as: Bakhtin (1997), Bardin (2006), Bogdan e Biklen (1994), Candido (2011), Corrêa (2016), Cosson (2007, 2013), Gatti (2011), Kleiman (1995), Minayo (2001), Mortatti (2004, 2008, 2014), Paulino (2001, 2004, 2009, 2010), Rojo (2004, 2009), Soares (2002, 2003, 2004, 2006, 2007), Street (1995, 2003, 2007, 2010, 2012, 2013), Zappone (2013), among others. The results of the research demonstrated some contributions that the partnership between the work carried out at the Library Car and Escola Municipal Professora Juventina Drummond brought to the two literacy classes of this institution, such as: 1) it was demonstrated that the literary reading practices promoted by the Extension Project contributed to literacy to be in line with literary literacy; 2) it was noted a positive receptivity of the work carried out by the project by all the subjects who participated in it, as well as a joint effort between: parents, family, teachers, scholarship holders and the community, to draw the students' attention to the importance of reading; 3) it was detected several positive points of the work carried out by the project, in relation to the incentive and mediation of reading, providing children with strategies for the construction of reading training; 4) it was realized that the contact of the students with a diversified literary collection in a different environment, allowed a pleasant reading, which helps in alphabetization by literacy; 5) Basing on the interviews carried out through this work, it was identified that the interactions between children during literary practices, subsidized the language development, imagination, creativity and construction of meanings, essential components for literacy linked to literary literacy. Finally, it is expected that the result of this study highlights the importance of this Extension Project in the school and non-school environments where it occurs. Also, it could be implemented in other neighborhoods or even in nearby cities.pt_BR
Appears in Collections:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_PráticasLeituraLiterária.pdf1,68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons