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Título: Concessões rodoviárias e melhorias nas vias efetivamente diminuem o custo econômico dos acidentes de trânsito? : uma análise para a rede rodoviária federal brasileira.
Título(s) alternativo(s): Do road concessions and road improvements effectively reduce the economic cost of traffic accidents? : an analysis for the brazilian federal road network.
Autor(es): Torres, Carlos Eduardo da Gama
Mendes, Chrystian Soares
Palavras-chave: Índice de acidentes com mortes
Infraestrutura de transporte rodoviário
Accident rate with injuries
Data do documento: 2019
Referência: TORRES, C. E. da G., MENDES, C. S. Concessões rodoviárias e melhorias nas vias efetivamente diminuem o custo econômico dos acidentes de trânsito?: uma análise para a rede rodoviária federal brasileira. Planejamento e Políticas Públicas, v. 53, p. 245-282, jul./dez. 2019. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/917>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: Embora as taxas de acidente de trânsito observadas nas rodovias brasileiras tenham apresentado uma tendência de decréscimo nos últimos anos, ainda permanecem em patamares bastante elevados, principalmente se forem comparadas com as taxas observadas em países mais desenvolvidos. Para auxiliar na compreensão deste fenômeno, buscou-se, por meio de um modelo econométrico, apontar os principais fatores que influenciam a variação de três índices de acidentalidade, calculados de acordo com a gravidade do acidente: i) índice de acidentes com mortes (indexm); ii) índice de acidentes com feridos (indexf); e iii) índice de acidentes sem vítimas (indexsv). Tais índices foram calculados para os anos de 2006 e 2009, a partir de observações registradas em trechos da malha rodoviária das regiões Sul e Sudeste, conforme sua jurisdição (concedida ou administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT). Os resultados indicam que a gravidade dos acidentes está relacionada ao tipo de acidente e ao trecho analisado. Em especial, observou-se que parte significativa do aumento indexf, considerando-se os anos de 2009 e 2006, ocorreu na malha em pista dupla sob jurisdição do DNIT. Entretanto, considerando-se os trechos administrados pelas concessionárias Nova Dutra e Fluminense, foi observada significância estatística para redução no indexm.
Resumo em outra língua: Although the traffic accident rates observed on Brazilian highways have shown a downward trend in recent years, they still remain at very high levels, especially if we compare them with the rates observed in more developed countries. To help understand this phenomenon, an econometric model was used to identify the main factors influencing the variation of three accident rates calculated according to the severity of the accident : i) fatal accident rate (indexm); ii) injury accident rate (indexf); and iii) accident-free casualty rate (indexsv). These indices were calculated for the years 2006 and 2009, based on observations recorded in parts of the road network in the South and Southeast regions, according to their jurisdiction (granted or administered by the Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT). The results indicate that the severity of the accidents is related to the type of accident and to the section analyzed. In particular, it was observed that a significant part of the increase in the rate of accidents with injuries for 2006 and 2009 occurred in the double lane network under DNIT jurisdiction, and statistical significance was observed for a reduction in the number of accidents involving deaths considering the stretches managed by Nova Dutra and Fluminense concessionaires.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13315
ISSN: 0103-4138
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Planejamento e Políticas Públicas estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP) <http://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 jan. 2017.
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